O ensino da ditadura civil-militar no tempo presente pelo olhar dos professores mestres do ProfHistória

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180313332021e0103

Resumo

O texto investiga o ensino da história da ditadura civil-militar brasileira no tempo presente em 18 dissertações de mestrado defendidas por professores da educação básica entre os anos de 2014 e 2019 no Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória. A análise parte de duas premissas. A primeira enfatiza o tempo presente vivido por professores e alunos como elemento articulador das aulas de História e práticas docentes; ao mesmo tempo, sublinha o aprofundamento da reflexão sobre os imperativos políticos e éticos da escrita e do ensino da História. A partir de itens específicos das dissertações, são analisados os significados atribuídos ao ensino da história da ditadura civil-militar situando-os no contexto específico conformado pelos impactos das políticas de memórias do Estado e pelo fortalecimento da ação pública de grupos que justificam ou negam a ditadura em interação com a crise política vivida no período. Os professores produziram reflexões e proposições que defenderam a potencialidade da história escolar para desenvolver nos estudantes a capacidade de compreender a produção social e a disputa entre diferentes memórias sobre a ditadura e, também, problematizar as narrativas que a justificam ou negam. Essa potencialidade foi explorada através de atividades que acionam grande diversidade de materiais didáticos, métodos da escrita da História e a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Os professores também afirmaram as finalidades sociais da história escolar ao conceber o ensino da ditadura como mecanismo para forjar o compromisso dos estudantes com o regime democrático.

Palavras-chave: Ensino de história; ditadura civil-militar; mestrado profissional em ensino de história – ProfHistória.

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Biografia do Autor

Alessandra Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Professora do Colégio de Aplicação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistoria) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).FRJ.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

CARVALHO, Alessandra. O ensino da ditadura civil-militar no tempo presente pelo olhar dos professores mestres do ProfHistória. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 13, n. 33, p. e0103, 2021. DOI: 10.5965/2175180313332021e0103. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180313332021e0103. Acesso em: 24 dez. 2024.