https://revistas.udesc.br/index.php/reavi/issue/feedRevista Brasileira de Contabilidade e Gestão2023-06-23T00:00:00-03:00Dinorá Baldo de Faveridinora.faveri@udesc.brOpen Journal Systems<div align="justify">Periódico científico das áreas de Ciências Contábeis, Administração e afins, vinculado ao Departamento de Ciências Contábeis, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí, da Universidade do Estado de Santa Cataria (Udesc), nas áreas de Ciências Contábeis, Administração e áreas afins.<br /><strong>ISSN</strong>: 2764-7471<br /><strong>Periodicidade</strong>: semestral<br /><strong>Ano de criação</strong>: 2012</div>https://revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/23731Editorial2023-05-08T16:04:19-03:00Larissa Degenhartlarissa.degenhart@ufsm.br2023-06-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Larissa Degenharthttps://revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/22684Desempenho do comércio on-line de eletrônicos no período pandêmico de Covid-19, uma análise comparativa2023-02-23T18:41:48-03:00Edinéia Damettoedineia-dametto@uergs.edu.brMarcia Regina Maboni Hoppen Porschmarcia-porsch@uergs.edu.brZenicleia Angelita Deggeronezenicleia-deggerone@uergs.edu.brOberdan Teles da Silvaoberdan-silva@uergs.edu.br<p>Objetivo(s): O estudo teve como objetivo analisar o desempenho no comércio on-line de eletrônicos durante a pandemia e verificar quais foram os recursos mais utilizados nesse processo, elencando as estratégias de marketing digital utilizadas para impulsionar as vendas on-line dentro das organizações. Método(s): Assim foi desenvolvida uma pesquisa básica, descritiva e quantitativa, no primeiro semestre de 2022, quando foi aplicado um questionário estruturado ao comércio de eletrônicos em Sananduva, Rio Grande do Sul. Por meio dos resultados apresentados, constatou-se que o marketing digital é importante para as empresas e organizações que buscam aplicá-lo nas mídias sociais, em que o número de usuários e consumidores tem aumentado. Verificou-se que 37% das empresas acreditam que o marketing digital aumentou a divulgação de produtos e serviços e melhorou a comunicação e conexão com os clientes. Resultados: Conclui-se que a interatividade que o marketing digital proporciona entre mercado e consumidor aprimorou a aproximação das empresas com seus potenciais clientes, pois a internet proporciona uma abertura para expor produtos e serviços, além de se conhecer a opinião do público. Contribuições: Sugere-se verificar o comportamento do consumidor e o comércio on-line pós período pandêmico no município de Sananduva, com possibilidade de estender o estudo para a região.</p>2023-06-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Marcia Porschhttps://revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/23025Estratégias de marketing de engajamento e de brand equity da marca Fapi Náutica no mercado de adesivos2023-01-16T09:25:15-03:00Gustavo de Oliveira Hanauergustavo.hanauer@icloud.comLuciane Pereira Vianaviana.luciane.lu@gmail.com<p>Objetivo(s): Este estudo tem como objetivo analisar quais ações de marketing de engajamento podem ser adotadas para agregar valor ao <em>brand equity</em> da marca Fapi Náutica. Método(s): utiliza-se uma abordagem quantitativa, com método descritivo e técnica de pesquisa de estudo de caso. Foi realizado um questionário com todos os clientes ativos da empresa em 2022. Resultados: Os principais resultados apontados foram que grande parte dos clientes têm conhecimento sobre a atuação da marca no mercado, e afirmam que a marca transmite segurança e confiança em seus processos, sendo estes fatores mais importantes do que o preço praticado, que em comparação à concorrência foi considerado alto. Além disso, os resultados mostraram que a empresa é deficitária logisticamente, falhando em algumas distribuições fora do estado do Rio Grande do Sul, além de carecer nos formatos de vendas disponíveis. Contribuições: Conclui-se que o tema deste estudo se mostra importante não apenas para reflexões teóricas sobre <em>brand equity</em> e marketing de engajamento, mas também para o meio profissional, pois são conteúdos atualizados e que estão ganhando relevância nas empresas justamente por apresentarem resultados satisfatórios e soluções eficientes. Neste sentido, a empresa estudada poderá, a partir dos resultados obtidos, entender melhor sua atuação e desenvolver novas estratégias para aperfeiçoar o trabalho que já vem sendo realizado.</p>2023-06-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Gustavo de Oliveira Hanauer, Luciane Pereira Vianahttps://revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/22532Habilidades e conhecimentos do contador na ótica de discentes do Ensino Médio2023-02-06T15:48:00-03:00Silvio Paula Ribeirospribeiro@hotmail.comSirlei Tonello Tisottsirlei.tonello@yahoo.com.brRonaldo Pereira Ozunarp.ozuna@hotmail.com<p>Objetivo(s): As habilidades e o conhecimento do profissional contábil são aspectos determinantes à consolidação de sua carreira, visto que a profissão tem mudado gradativamente com a adoção de padrões internacionais de contabilidade e por meio da dinâmica do mercado. Com isso, objetiva-se identificar as habilidades e os conhecimentos que os alunos de Ensino Médio julgam necessários para a atuação do contador no mercado de trabalho. Método(s): O estudo se caracteriza como descritivo, com abordagem quantitativa do problema. Para a coleta dos dados, foi solicitado aos discentes do Ensino Médio do município de Três Lagoas, estado de Mato Grosso do Sul, por meio de aplicação de questionário estruturado, a mensuração das habilidades e conhecimentos do contador, necessárias para o exercício da profissão. Os dados foram organizados em planilhas do Excel, se valendo do <em>software</em> <em>Statistical Packages for the Social Sciences</em> (SPSS) para a análise descritiva e fatorial. Resultados: Como resultado temos que o conjunto de variáveis apresentadas na pesquisa explicam 60,91% das habilidades e conhecimentos que os respondentes julgam necessários à atuação do contador. Contribuições: Como contribuições, ao reunir o conjunto de fatores, identificá-los e classificá-los sob a ótica dos estudantes, identifica-se como estes alunos têm compreendido a profissão contábil.</p>2023-06-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Silvio Paula Ribeiro, Sirlei Tonello Tisott , Ronaldo Pereira Ozunahttps://revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/23023Percepção dasustentabilidade corporativa a partir de práticas divulgadas pela governança de estatais2023-02-06T15:56:08-03:00Davi Jônatas Cunha Araújodavijonatasss@gmail.comRenata Paes de Barros Câmararpbcamara@gmail.comSheila Alice Gajadhar Araújosheilalicegajadhar@gmail.com<p>Objetivo: Investigar a percepção acerca da sustentabilidade corporativa por meio de práticas divulgadas pela governança de estatais federais de controle direto da União. Método(s): Pesquisa de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e análise de relatórios corporativos. A análise de conteúdo ocorreu por meio do levantamento do compliance entre os relatórios de gestão das estatais ao framework da Global Reporting Initiative, via atendimento das diretrizes econômicas, ambientais e sociais recomendadas pelo órgão normativo. Resultados: Sustentabilidade corporativa é percebida como execução de normas e práticas de redução de custos pela governança. A governança das empresas públicas e das sociedades de economia mista não apresentaram percepção adequada acerca da sustentabilidade corporativa como práticas voluntárias, pois apenas atenderam às exigências decorrentes de eventuais fiscalizações. Para a governança das estatais, apresentar que as diretrizes do pilar econômico, ambiental e social estavam sendo cumpridas foi uma forma de se apresentarem mais eficientes. As diretrizes ambientais foram as menos cumpridas, apesar de muitas das estatais desempenharem o uso racional da água, consumo eficiente da energia, gerenciamento de resíduos e a coleta seletiva solidária. Contribuições: As governanças das estatais também não se apresentaram socialmente responsáveis, apesar de seus índices sociais apresentarem melhores desempenhos do que os ambientais. As estatais resumiram o pilar social ao oferecimento de treinamentos para seus funcionários, e divulgaram o atendimento de diretrizes recomendadas nos pilares econômico, ambiental e social como respostas a isomorfismo e como ferramenta de legitimidade.</p>2023-06-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Davi Jônatas Cunha Araújo, Renata Paes de Barros Câmara, Sheila Alice Gajadhar Araújohttps://revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/22997Produção científica sobre compliance no Brasil: estudo bibliométrico na base Spell ®2023-02-06T15:54:28-03:00Sirlei Tonello Tisottsirlei.tonello@yahoo.com.brSílvio Paula Ribeirospribeiro@hotmail.comCléston Alexandre dos Santoscleston.alexandre@ufms.brLianice Munarettoliamunaretto@icloud.com<p>Objetivo: Este estudo analisou como se configuram as pesquisas brasileiras sobre compliance na base Spell®. Método: Estudo bibliométrico utilizando, para a coleta de dados, o termo “compliance” no título dos artigos, considerando todos os anos da base até o ano de 2021. Resultados: Os resultados retornaram 19 artigos sobre o tema, sendo 80% deles publicados nos últimos três anos – de 2018 a 2020. Os autores das publicações são provenientes de diferentes universidades e a qualidade dos artigos científicos é alta, tendo em vista que aproximadamente 70% deles estão classificados nos estratos A3 e A4 do Qualis/Capes. Foram observados benefícios da implementação de um programa de compliance nas empresas, como combate e prevenção à lavagem de dinheiro, boa reputação no mercado, mitigação de riscos com fraudes, corrupção e prejuízos financeiros, transparência e credibilidade de entidades públicas e privadas. Contribuições: Esta pesquisa contribui sob a forma de estímulo aos pesquisadores para um aprofundamento teórico - empírico sobre compliance e aos demais leitores (gestores, empresários e executivos) fornece um panorama conceitual, regulatório e apresenta os benefícios do compliance para as empresas. Conclui-se que o tema ainda é pouco explorado teórica e empiricamente no meio acadêmico, o que permite inferir que ainda há um vasto campo de pesquisas empíricas a serem exploradas em estudos futuros.</p>2023-06-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Sirlei Tonello Tisott, Lianice Munaretto, Sílvio Paula Ribeiro, Cléston Alexandre dos Santos