Comunicação sobre Inovação e Volume de Negócios: Proposta de Escala Para Companhias Brasileiras Listadas em Bolsa

Autores

  • Lucas da Silva Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.5965/2764747113242024001

Palavras-chave:

inovação, comunicação, escala, volume de negócios, correlação

Resumo

A inovação é um diferencial competitivo para as empresas nas disputas de mercado, especialmente quanto ao engajamento de consumidores e outras partes interessadas. A gestão e a comunicação das capacidades de inovação podem apoiar de maneira determinante a percepção no valor de mercado de uma companhia, sobretudo daquelas listadas em bolsa, cujo preço das ações oscila diariamente. Esta pesquisa tem como objetivo verificar se existe correlação entre comunicação sobre informação e o volume de negócios de companhias listadas na bolsa de valores brasileira (B3). A mensuração consistiu em elaborar e validar uma escala ordinal sobre o fenômeno comunicação sobre inovação. Para a construção da escala foram utilizados indicadores que emergiram da literatura sobre o assunto, em especial da ISO 56002 e do Global Index Innovation (GII). Foram utilizadas as diretrizes do Manual de Oslo para coleta dos dados, assim como para a definição da amostra e dos canais de comunicação para prospecção. Desse modo, são apresentados os procedimentos para construção e validação da escala de comunicação sobre inovação e a análise dos resultados do pré-teste de correlação frente ao volume de negócios das companhias da amostra.

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Publicado

2024-08-16

Como Citar

Carvalho, L. da S. (2024). Comunicação sobre Inovação e Volume de Negócios: Proposta de Escala Para Companhias Brasileiras Listadas em Bolsa. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 13(24). https://doi.org/10.5965/2764747113242024001

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