ESCRITÓRIO DE PROJETOS E PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

UM ESTUDO DE CASO NO SETOR INDUSTRIAL PLÁSTICO

Autores

  • Brenda Caroline Mikus UDESC
  • Delcio Pereira UDESC
  • Alexandre Borges Fagundes UDESC
  • Fernanda Hänsch Beuren UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419010172021049

Palavras-chave:

Desenvolvimento de Produtos, Entrega de Valor, Projetos

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo identificar a participação do departamento de Escritório de Projetos no processo de desenvolvimento de produtos, no contexto de uma empresa do setor de plásticos situada na região do Planalto Norte Catarinense. Para esta finalidade, foi utilizada a estratégia qualitativa de pesquisa, ante procedimento de estudo exploratório. Os resultados foram obtidos através de um roteiro de entrevista aplicado ao Escritório de Projetos e um memorial descritivo a partir do discernimento da área de Engenharia da organização. Entre as conclusões obtidas, destaca-se sua contínua participação em todas as etapas envolvidas nesse processo, objetivando melhorar e reduzir o tempo de desenvolvimento de um novo produto dentro da companhia. Essa devolutiva reflete a necessidade de pessoas e ferramenta adequada para auxiliar a gestão de projetos, assunto destacado com relevância nas deliberações encontradas.

Referências

ANDRADE, J.; FERNANDES, F.. Barreiras e desafios para melhoria da integração interfuncional entre Desenvolvimento de Produto e Planejamento e Controle da Produção em ambiente Engineering-to-Order. Gestão & Produção, São Carlos, v. 25, n. 3, p. 610-625, set. 2018.

CLEPF, S.; MARTINELLI, D.; CAMOIS, P. M. B. G. M. (2015, novembro). Visão sistêmica no desenvolvimento de produtos cosméticos. Cpmark - Caderno Profissional de Marketing. Piracicaba, v. 3, n. 2, p. 36-47, nov. 2015.

COOPER, R.G. Winning at New Products. Nova York: Basic Books. 2017.

COSTA, M. A. B.; TOLEDO, J. C. Análise dos modelos e atividades do pré-desenvolvimento: revisão bibliográfica sistemática. Gestão & Produção, São Carlos, v. 23, n. 4, p. 704-717, jun. 2016.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS. 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas. 2012.

GRIFFIN, A.; PRICE, R. L.; VOJAK, B.A; HOFFMAN, N. Serial Innovators’ processes: How they overcome barriers to creating radical innovations. Industrial Marketing Management, Salt Lake City, v. 43, n. 8, p. 1362-1371, ago. 2014.

KEELONG, R.; BRANCO, R.H.F. Gestão de Projetos: uma abordagem global. São Paulo: Saraiva. 2017.

LOZADA, G. Metodologia científica. Porto Alegre: Sagah. 2018.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. São Paulo: Atlas. 2017.

MATIAS-PEREIRA, J. Manual de metodologia da pesquisa científica. São Paulo: Atlas. 2016.

MELO-SILVA, G.; EMMENDOERFER, M. L.; ARAÚJO, J. F. E. F. (2018, fevereiro). Desenvolvimento de produtos tradicionais artesanais e destinos turísticos regionais no contexto da indústria criativa. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 131-147, fev. 2018.

MENDES, G. H.; TOLEDO, J. C. Explorando práticas do desenvolvimento de produtos em pequenas e médias empresas do setor de equipamentos médico-hospitalares. Gestão & Produção, São Carlos, v. 19, n. 1, p. 103-117, set. 2012.

NANTES, J. F. D. Formação de equipes e o papel da liderança na gestão do processo de desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma empresa do setor têxtil. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, XXXIV., 2014, Curitiba. Anais…, Curitiba: ENEGEP, 2014.

QUEIROZ, M. I. P. de. Pesquisador, o problema da pesquisa, a escolha de tecnicas: algumas reflexoes. Textos Ceru. Serie 2, São Paulo, n. 3, p. 13-29, 1992.

ROZENFELD, H. Gestão de Desenvolvimento de Produtos Uma Referência para a Melhoria do Processo. São Paulo: Saraiva. 2006.

SELAU S. D.; TONETTO, L. M. (2016, março). Efeitos do uso da informação edição limitada sobre percepções de preço e intenção de compra de produtos. Race - Revista de Administração, Contabilidade e Economia. São Leopoldo, v. 15, n. 1, p. 157-173, abr. 2016.

VARGAS, R. V. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. Rio de Janeiro: Brasport. 2016.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

INOVA