A percepção de alunos de graduação em ciências contábeis acerca das competências do profissional contábil
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316419010152021001Palavras-chave:
Competências, Profissional Contábil, Graduação, Ciências ContábeisResumo
Este estudo teve como objetivo analisar a percepção de alunos de graduação em Ciências Contábeis acerca das competências do profissional contábil. Conforme a metodologia, esta pesquisa classifica-se como quantitativa, em relação à abordagem, descritiva, quanto aos objetivos e no que diz respeito aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa de levantamento. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário, baseado nas pesquisas de Faotto e Jung (2018), Wollinger, Martins e Marinho (2018), Moura e Lima Filho (2019) e Silva et al. (2020), contendo 11 (onze) questões fechadas, validado por professores da área e aplicado por meio eletrônico no período entre agosto e setembro de 2020. A população deste artigo foi de 335 alunos matriculados em 2020/2 nos cursos de Ciências Contábeis de uma universidade comunitária de Santa Catarina, resultando em uma amostra de 111 respondentes, que representa 33,13% da população. Os dados coletados foram tabulados por meio do Google Formulários® e utilizou-se como técnica de análise de dados, a estatística descritiva, segundo a distribuição de frequência relativa. Como principais resultados, pode-se observar que a percepção dos graduandos acerca das competências do profissional contábil vai ao encontro do que estabelece a Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004, que instituiu as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis.
Downloads
Referências
ADAM, C.; CUNHA, P. R.; BOFF, M. L. Competências do contador na perspectiva da tríade universidade, acadêmico e mercado de trabalho. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 12, n. 3, p. 221-245, 2018.
ALVES, P. M.; SILVA, R. M.; SANTOS, S. S.; ROCHA NETO, I. V.; PINHEIRO, D. R. O.; COSTA, J. E. S.; LEAL, E. A. Habilidades e competências requeridas pelo mercado de trabalho para o profissional de contabilidade em Minas Gerais. Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, v. 5, n. 8, p. 14-28, 2016.
ARAUJO, M. R.; PUREZA, M. L. B. O. H.; SILVA, C. A. T. Lei nº 6.404/76: Uma análise dos principais avanços proporcionados à contabilidade no Brasil. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, v. 2, n. 2, p. 17-32, 2016.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004. Institui as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf. Acesso em: 13 nov. 2020.
COSENZA, J. P.; GOMES, R. C.; DEVILLART, D. G. C. Habilidades e competências inerentes ao profissional da contabilidade no atual mercado de trabalho brasileiro. Revista Brasileira de Contabilidade, v. 214, n. 1, p. 32-57, 2015.
FAOTTO, C. L. F.; JUNG, C. F. Perfil e tendências profissionais no âmbito nacional e internacional: Um estudo acerca da percepção de acadêmicos de um curso de Ciências Contábeis do Vale do Paranhana – RS. Revista Eletrônica do Curso de Ciências Contábeis, v. 7, n. 1, p. 171-199, 2018.
GALVÃO, N. Percepção dos estudantes do ensino médio acerca do profissional contábil. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 4, n. 2, p. 40-53, 2016.
GOMES, J. K. O.; WALTER, S. A.; SOUTES, D. O. A institucionalização da imagem da profissão contábil: Percepção de gestores de micro e pequenas empresas. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 16, n. 40, p. 126-147, 2019.
MADRUGA, S. R.; COLOSSI, N.; BIAZUS, C. A. Funções e competências gerenciais do contador. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 9, n. 2, p. 182-191, 2016.
MARCHALEK, A. L.; BERTOLLO, D. L.; CASTILHOS, N. C.; CAMARGO, M. E. Perfil do contador na atualidade: Um estudo exploratório na região metropolitana da Serra Gaúcha. In: MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO, 16, 2016, Caxias do Sul/RS. Anais [...]. Caxias do Sul: UCS, 2016.
MOURA, M. M. S. G.; LIMA FILHO, R. N. A percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis quanto a sua formação acadêmica em relação ao mercado de trabalho. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 1, p. 386-415, 2019.
OLIVEIRA, B.; BENETTI, J. E. Importância do profissional da contabilidade na gestão de micro e pequenas empresas localizadas em Chapecó/SC. Revista Científica Tecnológica, v. 5, n. 2, p. 178-196, 2016.
OLIVEIRA, M. Q.; PIZANNI, M. A.; FARIA, J. A. A interdisciplinaridade na formação do contador e sua contribuição para o desenvolvimento de competências no âmbito organizacional. Revista de Estudos Contábeis, v. 6, n. 11, p. 23-45, 2017.
PARSONS, S.; DAVIDOWITZ, B.; MAUGHAN, P. Developing professional competence in accounting graduates: An action research study. South African Journal of Accounting Research, v. 1, n. 1, p. 161-181, 2020.
PEREIRA, J. T. O papel do contador no processo de desenvolvimento e crescimento brasileiro. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 1, n. 4, p. 674-686, 2017.
REIS, A. O.; SEDIYAMA, G. A. S.; MOREIRA, V. S.; MOREIRA, C. C. Perfil do profissional contábil: Habilidades, competências e imagem simbólica. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 12, n. 25, p. 95-116, 2015.
SILVA, M.; SILVA, A. P. F. Perfil dos profissionais de contabilidade demandado pelo mercado de trabalho no Brasil. Revista Eletrônica de Ciências, v. 11, n. 1, p. 183-203, 2018.
SILVA, P. R. A.; NASCIMENTO, Í. C. S.; MIRANDA, M. C.; MELO, G. C. V.; SILVA, S. L. P. A contabilidade como ferramenta de auxílio às finanças pessoais: Perspectiva dos discentes de Ciências Contábeis. Revista Gestão e Organizações, v. 5, n. 2, p. 89-114, 2020.
SILVA, R. A. C. História da escola brasileira de contabilidade até o surgimento da primeira doutrina contábil positiva. In: CONGRESSO DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS, 5, 2015, Lisboa/Portugal. Anais [...]. Lisboa: OTOC, 2015.
SILVEIRA, J. S.; KAMIMURA, A. M.; GOMES, D. C. M.; SLOMSKI, V. G. Competências profissionais requeridas e exigidas no exame de certificação da profissão contábil. Revista Liceu On-Line, v. 9, n. 1, p. 109-133, 2019.
SOUZA, M. F.; PINTO, L. G.; BORGES, A. F. S.; SANTOS, I. D. M.; SOUZA, A. V. N. Um estudo sobre a importância do profissional de contabilidade para o crescimento de pequenas empresas. In: CONGRESSO DE GESTÃO, NEGÓCIOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, 2, 2018, Aracaju/SE. Anais [...]. Aracaju: UNIT, 2018.
WOLLINGER, H.; MARTINS, Z. B.; MARINHO, S. V. Relação entre estilos de aprendizagem e a percepção das competências adquiridas: Um estudo com discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis. In: ENCONTRO DA ANPAD, 42, 2018, Curitiba/PR. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPAD, 2018.
YANTO, H.; FAM, S. F.; BAROROH, N.; JATI, K. W. Graduates' accounting competencies in global business: Perceptions of indonesian practitioners and academics. Academy of Accounting and Financial Studies Journal, v. 22, n. 3, p. 1-17, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gustavo Santos Delfino, Victor Amaral Floriano, Carlos Eduardo Araújo da Silva, Zilton Bartolomeu Martins
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.