A percepção de alunos de graduação em ciências contábeis acerca das competências do profissional contábil
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316419010152021001Palavras-chave:
Competências, Profissional Contábil, Graduação, Ciências ContábeisResumo
Este estudo teve como objetivo analisar a percepção de alunos de graduação em Ciências Contábeis acerca das competências do profissional contábil. Conforme a metodologia, esta pesquisa classifica-se como quantitativa, em relação à abordagem, descritiva, quanto aos objetivos e no que diz respeito aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa de levantamento. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário, baseado nas pesquisas de Faotto e Jung (2018), Wollinger, Martins e Marinho (2018), Moura e Lima Filho (2019) e Silva et al. (2020), contendo 11 (onze) questões fechadas, validado por professores da área e aplicado por meio eletrônico no período entre agosto e setembro de 2020. A população deste artigo foi de 335 alunos matriculados em 2020/2 nos cursos de Ciências Contábeis de uma universidade comunitária de Santa Catarina, resultando em uma amostra de 111 respondentes, que representa 33,13% da população. Os dados coletados foram tabulados por meio do Google Formulários® e utilizou-se como técnica de análise de dados, a estatística descritiva, segundo a distribuição de frequência relativa. Como principais resultados, pode-se observar que a percepção dos graduandos acerca das competências do profissional contábil vai ao encontro do que estabelece a Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004, que instituiu as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis.
Downloads
Referências
ADAM, C.; CUNHA, P. R.; BOFF, M. L. Competências do contador na perspectiva da tríade universidade, acadêmico e mercado de trabalho. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 12, n. 3, p. 221-245, 2018.
ALVES, P. M.; SILVA, R. M.; SANTOS, S. S.; ROCHA NETO, I. V.; PINHEIRO, D. R. O.; COSTA, J. E. S.; LEAL, E. A. Habilidades e competências requeridas pelo mercado de trabalho para o profissional de contabilidade em Minas Gerais. Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, v. 5, n. 8, p. 14-28, 2016.
ARAUJO, M. R.; PUREZA, M. L. B. O. H.; SILVA, C. A. T. Lei nº 6.404/76: Uma análise dos principais avanços proporcionados à contabilidade no Brasil. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, v. 2, n. 2, p. 17-32, 2016.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004. Institui as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf. Acesso em: 13 nov. 2020.
COSENZA, J. P.; GOMES, R. C.; DEVILLART, D. G. C. Habilidades e competências inerentes ao profissional da contabilidade no atual mercado de trabalho brasileiro. Revista Brasileira de Contabilidade, v. 214, n. 1, p. 32-57, 2015.
FAOTTO, C. L. F.; JUNG, C. F. Perfil e tendências profissionais no âmbito nacional e internacional: Um estudo acerca da percepção de acadêmicos de um curso de Ciências Contábeis do Vale do Paranhana – RS. Revista Eletrônica do Curso de Ciências Contábeis, v. 7, n. 1, p. 171-199, 2018.
GALVÃO, N. Percepção dos estudantes do ensino médio acerca do profissional contábil. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 4, n. 2, p. 40-53, 2016.
GOMES, J. K. O.; WALTER, S. A.; SOUTES, D. O. A institucionalização da imagem da profissão contábil: Percepção de gestores de micro e pequenas empresas. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 16, n. 40, p. 126-147, 2019.
MADRUGA, S. R.; COLOSSI, N.; BIAZUS, C. A. Funções e competências gerenciais do contador. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 9, n. 2, p. 182-191, 2016.
MARCHALEK, A. L.; BERTOLLO, D. L.; CASTILHOS, N. C.; CAMARGO, M. E. Perfil do contador na atualidade: Um estudo exploratório na região metropolitana da Serra Gaúcha. In: MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO, 16, 2016, Caxias do Sul/RS. Anais [...]. Caxias do Sul: UCS, 2016.
MOURA, M. M. S. G.; LIMA FILHO, R. N. A percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis quanto a sua formação acadêmica em relação ao mercado de trabalho. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 1, p. 386-415, 2019.
OLIVEIRA, B.; BENETTI, J. E. Importância do profissional da contabilidade na gestão de micro e pequenas empresas localizadas em Chapecó/SC. Revista Científica Tecnológica, v. 5, n. 2, p. 178-196, 2016.
OLIVEIRA, M. Q.; PIZANNI, M. A.; FARIA, J. A. A interdisciplinaridade na formação do contador e sua contribuição para o desenvolvimento de competências no âmbito organizacional. Revista de Estudos Contábeis, v. 6, n. 11, p. 23-45, 2017.
PARSONS, S.; DAVIDOWITZ, B.; MAUGHAN, P. Developing professional competence in accounting graduates: An action research study. South African Journal of Accounting Research, v. 1, n. 1, p. 161-181, 2020.
PEREIRA, J. T. O papel do contador no processo de desenvolvimento e crescimento brasileiro. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 1, n. 4, p. 674-686, 2017.
REIS, A. O.; SEDIYAMA, G. A. S.; MOREIRA, V. S.; MOREIRA, C. C. Perfil do profissional contábil: Habilidades, competências e imagem simbólica. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 12, n. 25, p. 95-116, 2015.
SILVA, M.; SILVA, A. P. F. Perfil dos profissionais de contabilidade demandado pelo mercado de trabalho no Brasil. Revista Eletrônica de Ciências, v. 11, n. 1, p. 183-203, 2018.
SILVA, P. R. A.; NASCIMENTO, Í. C. S.; MIRANDA, M. C.; MELO, G. C. V.; SILVA, S. L. P. A contabilidade como ferramenta de auxílio às finanças pessoais: Perspectiva dos discentes de Ciências Contábeis. Revista Gestão e Organizações, v. 5, n. 2, p. 89-114, 2020.
SILVA, R. A. C. História da escola brasileira de contabilidade até o surgimento da primeira doutrina contábil positiva. In: CONGRESSO DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS, 5, 2015, Lisboa/Portugal. Anais [...]. Lisboa: OTOC, 2015.
SILVEIRA, J. S.; KAMIMURA, A. M.; GOMES, D. C. M.; SLOMSKI, V. G. Competências profissionais requeridas e exigidas no exame de certificação da profissão contábil. Revista Liceu On-Line, v. 9, n. 1, p. 109-133, 2019.
SOUZA, M. F.; PINTO, L. G.; BORGES, A. F. S.; SANTOS, I. D. M.; SOUZA, A. V. N. Um estudo sobre a importância do profissional de contabilidade para o crescimento de pequenas empresas. In: CONGRESSO DE GESTÃO, NEGÓCIOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, 2, 2018, Aracaju/SE. Anais [...]. Aracaju: UNIT, 2018.
WOLLINGER, H.; MARTINS, Z. B.; MARINHO, S. V. Relação entre estilos de aprendizagem e a percepção das competências adquiridas: Um estudo com discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis. In: ENCONTRO DA ANPAD, 42, 2018, Curitiba/PR. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPAD, 2018.
YANTO, H.; FAM, S. F.; BAROROH, N.; JATI, K. W. Graduates' accounting competencies in global business: Perceptions of indonesian practitioners and academics. Academy of Accounting and Financial Studies Journal, v. 22, n. 3, p. 1-17, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gustavo Santos Delfino, Victor Amaral Floriano, Carlos Eduardo Araújo da Silva, Zilton Bartolomeu Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.