COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: ANÁLISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA NO SEGMENTO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419009152020032

Resumo

Animais de estimação estão presentes na vida das pessoas e o mercado de produtos pet possui fatores que influenciam no valor de compra. O objetivo foi analisar a influência de variáveis demográficas e atitudinais no valor de compra mensal. O delineamento foi descritivo, com pesquisa quantitativa, de levantamento, utilizando instrumento de coleta de dados na forma de um questionário estruturado, validado e adaptado na pesquisa de Sakai (2018). A amostra foi por acessibilidade, reunindo consumidores de uma rede de supermercados da região Sudoeste do Estado do Paraná, Brasil, na modalidade on-line. Como respostas válidas para a pesquisa foram consideradas as de 466 respondentes, de acordo com a identificação dos consumidores da região estabelecida na base de dados. A pesquisa foi aplicada em agosto de 2019. As influências no valor mensal gasto no segmento pet foram quantidade de animais (β = 0,560), atendimento (β = 0,207) e renda (β = 0,090). As variáveis atitudinais não foram significativas.

Biografia do Autor

Déborah Luiza Marcon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Jucelia Appio Frizon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestrado em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e doutorado em Administração pela Universidade Positivo (UP) (com período sanduíche no INSTITUT SUPÉRIEUR DE GESTION, Paris – França). Docente do curso de Administração na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) 

Lucas Alfredo Bosa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduado em Medicina Veterinária e Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Downloads

Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Artigos