Narrativas de estudantes do ensino médio com um olhar à história das mulheres: uma experiência possível na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724618372017265Resumo
O exposto aqui versa sobre a experiência do trabalho realizado no Mestrado Profissional em Ensino de História, polo UDESC, com apoio CAPES. Constitui-se numa dissertação propositiva, tratando de evidenciar a história das mulheres no livro didático utilizado pela turma de terceiro ano do Ensino Médio que compôs o universo da pesquisa. Procurou-se responder como os (as) estudantes se apropriam das discussões nas quais a importância das mulheres e a construção social das diferenças são debatidas. A metodologia do trabalho se constituiu na análise de narrativas construídas por eles, a partir de atividades propostas, no sentido de apurar sensibilidades e desenvolver olhares mais críticos no que tange ao tema estudado. O trabalho apresentou uma proposta para o ensino de História calcada na necessidade de discutir, em maior escala, a importância das mulheres na História do Brasil, ampliando o debate sobre gênero, feminismos e História das Mulheres. A partir de sequências didáticas e da proposição de construção de narrativas, pôde-se observar a limitação do material didático que subsidia o trabalho de professores e professoras na Educação Básica, bem como se percebeu as possibilidades de transformação de olhares acerca da História das Mulheres e as questões de gênero após as discussões empreendidas em sala de aula. Também, constatou-se a presença de transformações nas ideias históricas dos(as) estudantes, externalizadas nas narrativas elaboradas. Anseia-se contribuir para o debate acerca das discussões de gênero e da história das mulheres no ensino de História.
Palavras-chave: Ensino de História. Gênero. História das Mulheres.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 PerCursos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.