SER PROFESSOR: deformar e criar pensamentos
Resumo
Este artigo parte das experiências que acumulamos durante nossas atividades como professores de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Geografia nos cursos de Licenciatura da UNESP (SP), da UNIOESTE (PR) e da UFGD (MS). Tais experiências conduziram esta reflexão sobre o conflito entre uma formação que objetiva padronizar comportamentos por parte dos professores, os quais devem reproduzir conhecimentos já elaborados por outros e o desafio de criarem novos pensares com base em conflitos e diversidades presentes na sala de aula. Apontamos a necessidade de combater os processos que visam à formatação de professores instaurando situações em que a deformação se expresse. Deformar é tirar dos limites que tornam o pensar restrito a opiniões, as quais enclausuram as práticas docentes na mera reprodução de informações já dadas. Palavras-chave: Formação. Professor. Geografia. Pensamento. Diferença.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-19
Como Citar
FERRAZ, Cláudio Benito; NUNES, Flaviana Gasparotti. SER PROFESSOR: deformar e criar pensamentos. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 94–113, 2012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2751. Acesso em: 7 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Dossiê
Licença