Educação geográfica e visualidade: a prática fotográfica de professores sobre o espaço urbano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246262025e0104

Palavras-chave:

fotografia, espaço urbano, educação geográfica, percepção visual

Resumo

A presença das imagens, especialmente das fotografias, é marcante na vida contemporânea. Na educação geográfica, elas se mostram recursos potentes para estimular uma leitura crítica do espaço e compreender a organização dos fenômenos socioespaciais. Este estudo parte da problemática da limitada inserção das práticas visuais na educação geográfica, apesar de seu atestado potencial didático. Fundamenta-se nos aportes teóricos de alguns autores como: Lynch, sobre a imagem da cidade; Sontag, acerca do papel social da fotografia; Gomes, sobre a visualidade na ciência geográfica; e Cavalcanti, sobre o ensino da cidade e de Geografia. Um dos objetivos da pesquisa foi analisar como professores de Geografia podem produzir imagens fotográficas com fins pedagógicos, transformando-as em instrumentos para interpretar e ensinar o espaço urbano. A metodologia qualitativa contou com a participação de sete professores da educação básica, que integraram um grupo de estudo formativo, realizaram registros fotográficos em suas cidades e participaram de uma análise coletiva das imagens. A escolha dos locais refletiu experiências e percepções dos docentes, revelando diferentes olhares sobre a cidade. Os resultados apontam que o exercício de fotografar promoveu a problematização da paisagem urbana e favoreceu reflexões sobre desigualdade, representações e o ensino da cidade. Conclui-se que as imagens ampliam as possibilidades de leitura da paisagem e contribuem para uma prática pedagógica mais crítica e significativa na educação geográfica.

Downloads

Biografia do Autor

Mateus Marchesan Pires, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Referências

BESSE, Jean-Marc. O gosto do mundo: exercícios de paisagem. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.

BUITONI, Dulcilia S. Cidade, paisagem, fotografia, emblemas. In: COSTA, Carlos; BUITONI, Dulcilia Schroeder. A cidade e a imagem. Jundiaí: Editora In House, 2013. p. 111-129.

CANEVACCI, Massimo. A cidade polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. 2. ed. São Paulo: Studio Nobel, 2004.

CARLOS, Ana Fani A. A cidade. São Paulo: Contexto, 2001.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para vida urbana cotidiana. 3. ed. Campinas: Papirus, 2012.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A cidade ensinada e a cidade vivida: encontros e reflexões no ensino de Geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza. Temas da geografia na escola básica. Campinas: Papirus, 2013. p. 122-143.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensino de Geografia e cenários urbanos cotidianos: laboratórios para o desenvolvimento do pensamento geográfico. Punto Sur. Revista de Geografía de la UBA, Buenos Aires, p. 122-143, jul./dez. 2019.

FERRARA, Lucrécia d’Aléssio. Ver a cidade: cidade, imagem, leitura. São Paulo: Nobel, 1988.

FERRARA, Lucrécia d’Aléssio. Olhar periférico: informação, linguagem, percepção ambiental. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.

FERRARA, Lucrécia d’Aléssio. Leitura sem palavras. São Paulo: Editora Ática, 2000.

GOMES, Paulo César da Costa. O lugar do olhar: elementos para uma geografia da visibilidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

GOMES, Paulo César da Costa. Quadros geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. 1. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

GOMES, Paulo César da Costa; BERDOULAY, Vincent. Imagens na geografia: importância da dimensão visual no pensamento geográfico. Cuadernos de Geografía - Revista Colombiana de Geografía, Bogotá, v. 27, n. 2, p. 356-371, 2018.

HAESBAERT, Rogério. O espaço como categoría e sua constelação de conceitos: uma abordagem didática. In: TONINI, Ivaine Maria; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos et al. (org.). O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Mediação, 2014. p. 109-121.

HOLLMAN, Verónica. Enseñar a mirar lo (in)visible a los ojos: la instrucción visual en la geografia escolar argentina (1880-2006). In: LOIS, Carla; HOLLMAN, Verónica (coord.). Geografía y cultura visual: los usos de las imágenes en las reflexiones sobre el espacio. Rosario: Prohistoria Ediciones, 2013. p. 55-78.

HUERTA, Ricard. La ciudad y sus docentes: miradas desde el arte y la educación. Barcelona: Editorial UOC, 2015.

LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. [S. l.: s. n.], 2006. Disponível em: https://gpect.wordpress.com/wp-content/uploads/2014/06/henri_lefebvre-a-produc3a7c3a3o-do-espac3a7o.pdf. Acesso em 01 maio 2018.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

NASCIMENTO, Ruben de Oliveira. Meios visuais e desenvolvimento do pensamento no processo de ensino: contribuições da teoria de Vigotski. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 29, n. 57, p. 95-123, jan./jun. 2015.

SANTAELLA, Lúcia. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

SANTOS, Milton. Manual de geografia urbana. 3. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre fotografia. Lisboa: Quetzal, 2015.

SOUZA, Marcelo Lopes. Diferenciação de áreas à diferenciação socioespacial: a visão (apenas) de sobrevôo como uma tradição epistemológica e metodológica limitante. Cidades, Chapecó, v. 4, n. 6, p. 101-114, 2007.

SOUZA, Marcelo Lopes. ABC do desenvolvimento urbano. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

VASCONCELOS, Pedro de Almeida. Contribuições para o debate sobre processos e formas socioespaciais nas cidades. In: VASCONCELOS, Pedro de Almeida et al. (orgs.). A cidade contemporânea: segregação espacial. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2016. p. 17-37.

Downloads

Publicado

22-07-2025

Como Citar

PIRES, Mateus Marchesan. Educação geográfica e visualidade: a prática fotográfica de professores sobre o espaço urbano. PerCursos, Florianópolis, v. 26, p. e0104, 2025. DOI: 10.5965/19847246262025e0104. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/25904. Acesso em: 13 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 2025/1 “Linguagens e metodologias na Educação Geográfica”