Educação geográfica e pedagogização visual nas fotografias da National Geographic Magazine: três discussões postas em diálogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246262025e0103

Palavras-chave:

imagens fotográficas, regimes de visibilidade, aprendizagem ao longo da vida

Resumo

O presente artigo aborda a educação geográfica circunscrita à ideia de pedagogização visual em fotografias divulgadas pela revista National Geographic Magazine, a partir de três discussões teóricas provenientes de diferentes linguagens (audiovisual, livro e artigo) que se debruçaram sobre as imagens fotográficas da revista que, aqui, é tratada como potencial suporte no qual podemos encontrar imagens fotográficas que educam uma sociedade sedenta por aprendizado. Como premissa, a partir dos trabalhos de Daniel Tröhler, Julio Groppa Aquino, Dora Lilia Marín-Díaz e Carlos Ernesto Noguera-Ramírez, parte-se da ideia de que há atualmente uma proliferação e dispersão de ambientes, artefatos e tecnologias educativas para além dos ambientes formais de educação. Neste sentido, as fotografias na revista são tratadas não só como recurso de infoentretenimento científico a um seleto público interessado, mas, principalmente, como agente criador de geografias, modos de mirar e habitar o espaço geográfico por meio de uma pedagogização do visual. As questões sobrevoadas são: como as imagens educam geografias? Como as fotografias da revista transformam o espaço? Esta pesquisa qualitativa, de cunho documental, coloca em diálogo a discussão realizada por três pesquisadores sobre imagens fotográficas da revista: as imagens da primatologista Jane Goodall analisadas por um programa de TV, a capa icônica da garota afegã discutida em um livro, e os povos do Oriente Médio em um artigo científico. Como resultado, compreendemos que a revista produz uma noção de verdade em suas imagens fotográficas, educa modos de ver e o que ser visto, estabelecendo uma pedagogização visual que cria geografias sobre lugares, povos e culturas.

 

Downloads

Biografia do Autor

Camila Benatti Policastro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina.

Ana Paula Nunes Chaves, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Referências

AQUINO, Julio Groppa. A educabilidade como nexo da experiência civil contemporânea: aproximações investigativas. Pedagogía y Saberes, Bogotá, n. 43, p. 121-132, 2015.

AQUINO, Julio Groppa. Disjunção, dispersão e dissensão da educação contemporânea. In: SARAIVA, Karla; MARCELLO, Fabiana de Amorim. Estudos culturais e educação: desafios atuais. Canoas: Ed. ULBRA, 2012. p. 137-156.

AZEVEDO, Ana Francisca de. Cultura visual: as potencialidades do imaginário espacial do mundo contemporâneo. Revista Geografares, Vitória, n. 17, p. 07-21, jan./ago. 2014. Edição Especial.

BORTREE, Denise; AHERN, Lee; DOU, Xue; SMITH, Alexandra. Framing environmental advocacy: a study of 30 years of advertising in National Geographic Magazine. International Journal of Nonprofit and Voluntary Sector Marketing, New Orleans, v. 17, n. 2, p. 77-91, maio 2012.

CHAVES, Ana Paula Nunes. De Pântano de Águas Podres a Parque Ibirapuera: sobre a pedagogização de espaços e suas tecnologias de governo. In: AQUINO, Julio Groppa. Foucault, arquivo, educação: dez pesquisas. São Paulo: FEUSP, 2020. p. 72-101.

CHAVES, Ana Paula Nunes; XAVIER, Maria Flávia Barbosa. Amazônia em Imagens: sobre uma educação visual pela revista National Geographic. Interdisciplina, 2024. No prelo.

COSGROVE, Denis. Mundos de significados: geografia cultural e imaginação. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny. Geografia cultural: uma antologia. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. p. 105-119.

DALLAGNOLI, Astrid Nicoly. O globo terrestre na National Geographic: sobre uma cultura visual nos discursos de imagens publicitárias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2023.

DELLA DORA, Veronica. Putting the world into a box: a geography of nineteenth century ‘Travelling Landscapes’. Geografiska Annaler, [s. l.], v. 89, p. 287-306, 2007.

DELLA DORA, Veronica. Travelling landscape-objects. Progress in Human Geography, [s. l.], v. 33, n. 3, p. 334-354, 2009.

DUSSEL, Inés. La verdad em la imagen propagandística: reflexiones sobre un corpus enigmático (Westerbork, 1944). Historia y Memoria de la Educación, Málaga, v. 8, p. 23-58, 2018.

GOMES, Sidmar Silveira. Do governo pela infância: o teatro infantil e o aprimoramento do indivíduo. In: AQUINO, Julio Groppa. Foucault, arquivo, educação: dez pesquisas. São Paulo: FEUSP, 2020. p. 169-202.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.

HAWKINS, Stephanie L. American iconographic: National Geographic, global culture, and the visual imagination. EUA: University of Virginia Press, 2010.

HARAWAY, Donna. Primate visions: gender, race, and nature in the world of modern science. New York: Routledge, 1989.

HOLLMAN, Verónica Carolina. Los contextos de las imágenes: un itinerario metodológico para la indagación de lo visual. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro: UERJ, n. 36, p. 61-83, jul./dez. 2014.

JANSSON, David R. American national Identity and the progress of the New South in National Geographic Magazine. The Geographical Review, [s. l.], v. 93, n. 3, p. 350-369, jul. 2003.

LUTZ, Catherine A.; COLLINS, Jane L. Reading National Geographic. Chicago: The University of Chicago Press, 1993.

MARÍN-DÍAZ, Dora Lilia; NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos Ernesto. O efeito educacional em Foucault: o governamento, uma questão pedagógica? Pro-Posições, Campinas, v. 25, n. 2, p. 47-65, maio/ago. 2014.

MASSEY, Doreen. A mente geográfica. GEOgraphia, Niterói, v. 19, n. 40, p. 36-40, 2017. Dossiê Doreen Massey.

MIRZOEFF, Nicholas. O direito a olhar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 18, n. 4, p. 745-768, 2016.

OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de. Fotografias dizem do (nosso) mundo: educação visual no encarte Megacidades, do jornal O Estado de São Paulo. In: TONINI, Ivaine Maria et al. (org.) O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011. p. 245-257.

OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de. Fotografias, geografias e escola. Signos Geográficos, Goiânia, v.1, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/60573. Acesso em: 12 jul. 2022.

POLICASTRO, Camila Benatti. "É só um filme": aproximação entre geografia escolar e o outro do/no cinema. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências Humanas e Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.

POLICASTRO, Camila Benatti. Imaginações geográficas do futuro: a educação pelas imagens na revista National Geographic Magazine (1888 – 2021). 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.

PRATES, Adriana Pedrassa. O encontro arte-museu-educação no jogo entre liberdade e governamento. In: AQUINO, Julio Groppa. Foucault, arquivo, educação: dez pesquisas. São Paulo: FEUSP, 2020. p. 232-266.

ROSE, Gillian. Sobre a necessidade de se perguntar de que forma, exatamente, a geografia é “visual”? Espaço e Cultura, Rio de Janeiro: UERJ, n. 33, p. 197-206, jan./jun. 2013.

SOUZA, Daniel Rodrigo Meirinho. A fotografia enquanto representação do real: a identidade visual criada pelas imagens dos povos do Médio-Oriente publicadas na National Geographic. [s. l.: s. n.], 2010. Disponível em: https://www.bocc.ubi.pt/pag/souza-daniel-a-fotografia-enquanto-representacao-do-real.pdf. Acesso em: 24 maio 2024.

SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

THE PAPER tiger television's art, activism and analysis series: Donna Haraway reads 'National Geographic' on primates; Ted Koppel's long march as viewed by Dan Rabbit. Town Meeting TV, [s. l.], 2010. Disponível em: https://www.cctv.org/watch-tv/programs/donna-haraway-reads-national-geographic-primates-ted-koppels-long-march-viewed-dan. Acesso em: 02 de março de 2022.

TRÖHLER, Daniel. Educationalization of social problems and the educationalization of the modern world. Encyclopedia of Educational Philosophy and Theory. Singapore: Springer Science+Business Media, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/301915232_Educationalization_of_Social_Problems_and_the_Educationalization_of_the_Modern_World. Acesso em: 31 jul. 2021.

TRÖHLER, Daniel. Pestalozzi y la educacionalización del mundo. Barcelona: Octaedro, 2014.

VASCONCELLOS, Bruna; GOLDCHMIT, Sara Miriam. Narrativas visuais fotográficas na revista National Geographic Brasil: um estudo de caso. InfoDesign: Revista Brasileira de Design da Informação, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 143-156, 2019.

XAVIER, Marcus Vinícius de Lima; CHAVES, Ana Paula Nunes. O contexto das imagens nas capas da revista National Geographic Brasil. PESQUISAR - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, Florianópolis, v. 10, p. 42-56, 2023.

Downloads

Publicado

22-05-2025

Como Citar

POLICASTRO, Camila Benatti; CHAVES, Ana Paula Nunes. Educação geográfica e pedagogização visual nas fotografias da National Geographic Magazine: três discussões postas em diálogo. PerCursos, Florianópolis, v. 26, p. e0103, 2025. DOI: 10.5965/19847246262025e0103. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/25707. Acesso em: 14 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 2025/1 “Linguagens e metodologias na Educação Geográfica”