Educação geográfica e pedagogização visual nas fotografias da National Geographic Magazine: três discussões postas em diálogo
DOI:
https://doi.org/10.5965/19847246262025e0103Palavras-chave:
imagens fotográficas, regimes de visibilidade, aprendizagem ao longo da vidaResumo
O presente artigo aborda a educação geográfica circunscrita à ideia de pedagogização visual em fotografias divulgadas pela revista National Geographic Magazine, a partir de três discussões teóricas provenientes de diferentes linguagens (audiovisual, livro e artigo) que se debruçaram sobre as imagens fotográficas da revista que, aqui, é tratada como potencial suporte no qual podemos encontrar imagens fotográficas que educam uma sociedade sedenta por aprendizado. Como premissa, a partir dos trabalhos de Daniel Tröhler, Julio Groppa Aquino, Dora Lilia Marín-Díaz e Carlos Ernesto Noguera-Ramírez, parte-se da ideia de que há atualmente uma proliferação e dispersão de ambientes, artefatos e tecnologias educativas para além dos ambientes formais de educação. Neste sentido, as fotografias na revista são tratadas não só como recurso de infoentretenimento científico a um seleto público interessado, mas, principalmente, como agente criador de geografias, modos de mirar e habitar o espaço geográfico por meio de uma pedagogização do visual. As questões sobrevoadas são: como as imagens educam geografias? Como as fotografias da revista transformam o espaço? Esta pesquisa qualitativa, de cunho documental, coloca em diálogo a discussão realizada por três pesquisadores sobre imagens fotográficas da revista: as imagens da primatologista Jane Goodall analisadas por um programa de TV, a capa icônica da garota afegã discutida em um livro, e os povos do Oriente Médio em um artigo científico. Como resultado, compreendemos que a revista produz uma noção de verdade em suas imagens fotográficas, educa modos de ver e o que ser visto, estabelecendo uma pedagogização visual que cria geografias sobre lugares, povos e culturas.
Downloads
Referências
AQUINO, Julio Groppa. A educabilidade como nexo da experiência civil contemporânea: aproximações investigativas. Pedagogía y Saberes, Bogotá, n. 43, p. 121-132, 2015.
AQUINO, Julio Groppa. Disjunção, dispersão e dissensão da educação contemporânea. In: SARAIVA, Karla; MARCELLO, Fabiana de Amorim. Estudos culturais e educação: desafios atuais. Canoas: Ed. ULBRA, 2012. p. 137-156.
AZEVEDO, Ana Francisca de. Cultura visual: as potencialidades do imaginário espacial do mundo contemporâneo. Revista Geografares, Vitória, n. 17, p. 07-21, jan./ago. 2014. Edição Especial.
BORTREE, Denise; AHERN, Lee; DOU, Xue; SMITH, Alexandra. Framing environmental advocacy: a study of 30 years of advertising in National Geographic Magazine. International Journal of Nonprofit and Voluntary Sector Marketing, New Orleans, v. 17, n. 2, p. 77-91, maio 2012.
CHAVES, Ana Paula Nunes. De Pântano de Águas Podres a Parque Ibirapuera: sobre a pedagogização de espaços e suas tecnologias de governo. In: AQUINO, Julio Groppa. Foucault, arquivo, educação: dez pesquisas. São Paulo: FEUSP, 2020. p. 72-101.
CHAVES, Ana Paula Nunes; XAVIER, Maria Flávia Barbosa. Amazônia em Imagens: sobre uma educação visual pela revista National Geographic. Interdisciplina, 2024. No prelo.
COSGROVE, Denis. Mundos de significados: geografia cultural e imaginação. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny. Geografia cultural: uma antologia. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. p. 105-119.
DALLAGNOLI, Astrid Nicoly. O globo terrestre na National Geographic: sobre uma cultura visual nos discursos de imagens publicitárias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2023.
DELLA DORA, Veronica. Putting the world into a box: a geography of nineteenth century ‘Travelling Landscapes’. Geografiska Annaler, [s. l.], v. 89, p. 287-306, 2007.
DELLA DORA, Veronica. Travelling landscape-objects. Progress in Human Geography, [s. l.], v. 33, n. 3, p. 334-354, 2009.
DUSSEL, Inés. La verdad em la imagen propagandística: reflexiones sobre un corpus enigmático (Westerbork, 1944). Historia y Memoria de la Educación, Málaga, v. 8, p. 23-58, 2018.
GOMES, Sidmar Silveira. Do governo pela infância: o teatro infantil e o aprimoramento do indivíduo. In: AQUINO, Julio Groppa. Foucault, arquivo, educação: dez pesquisas. São Paulo: FEUSP, 2020. p. 169-202.
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.
HAWKINS, Stephanie L. American iconographic: National Geographic, global culture, and the visual imagination. EUA: University of Virginia Press, 2010.
HARAWAY, Donna. Primate visions: gender, race, and nature in the world of modern science. New York: Routledge, 1989.
HOLLMAN, Verónica Carolina. Los contextos de las imágenes: un itinerario metodológico para la indagación de lo visual. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro: UERJ, n. 36, p. 61-83, jul./dez. 2014.
JANSSON, David R. American national Identity and the progress of the New South in National Geographic Magazine. The Geographical Review, [s. l.], v. 93, n. 3, p. 350-369, jul. 2003.
LUTZ, Catherine A.; COLLINS, Jane L. Reading National Geographic. Chicago: The University of Chicago Press, 1993.
MARÍN-DÍAZ, Dora Lilia; NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos Ernesto. O efeito educacional em Foucault: o governamento, uma questão pedagógica? Pro-Posições, Campinas, v. 25, n. 2, p. 47-65, maio/ago. 2014.
MASSEY, Doreen. A mente geográfica. GEOgraphia, Niterói, v. 19, n. 40, p. 36-40, 2017. Dossiê Doreen Massey.
MIRZOEFF, Nicholas. O direito a olhar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 18, n. 4, p. 745-768, 2016.
OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de. Fotografias dizem do (nosso) mundo: educação visual no encarte Megacidades, do jornal O Estado de São Paulo. In: TONINI, Ivaine Maria et al. (org.) O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011. p. 245-257.
OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de. Fotografias, geografias e escola. Signos Geográficos, Goiânia, v.1, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/60573. Acesso em: 12 jul. 2022.
POLICASTRO, Camila Benatti. "É só um filme": aproximação entre geografia escolar e o outro do/no cinema. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências Humanas e Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
POLICASTRO, Camila Benatti. Imaginações geográficas do futuro: a educação pelas imagens na revista National Geographic Magazine (1888 – 2021). 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
PRATES, Adriana Pedrassa. O encontro arte-museu-educação no jogo entre liberdade e governamento. In: AQUINO, Julio Groppa. Foucault, arquivo, educação: dez pesquisas. São Paulo: FEUSP, 2020. p. 232-266.
ROSE, Gillian. Sobre a necessidade de se perguntar de que forma, exatamente, a geografia é “visual”? Espaço e Cultura, Rio de Janeiro: UERJ, n. 33, p. 197-206, jan./jun. 2013.
SOUZA, Daniel Rodrigo Meirinho. A fotografia enquanto representação do real: a identidade visual criada pelas imagens dos povos do Médio-Oriente publicadas na National Geographic. [s. l.: s. n.], 2010. Disponível em: https://www.bocc.ubi.pt/pag/souza-daniel-a-fotografia-enquanto-representacao-do-real.pdf. Acesso em: 24 maio 2024.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
THE PAPER tiger television's art, activism and analysis series: Donna Haraway reads 'National Geographic' on primates; Ted Koppel's long march as viewed by Dan Rabbit. Town Meeting TV, [s. l.], 2010. Disponível em: https://www.cctv.org/watch-tv/programs/donna-haraway-reads-national-geographic-primates-ted-koppels-long-march-viewed-dan. Acesso em: 02 de março de 2022.
TRÖHLER, Daniel. Educationalization of social problems and the educationalization of the modern world. Encyclopedia of Educational Philosophy and Theory. Singapore: Springer Science+Business Media, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/301915232_Educationalization_of_Social_Problems_and_the_Educationalization_of_the_Modern_World. Acesso em: 31 jul. 2021.
TRÖHLER, Daniel. Pestalozzi y la educacionalización del mundo. Barcelona: Octaedro, 2014.
VASCONCELLOS, Bruna; GOLDCHMIT, Sara Miriam. Narrativas visuais fotográficas na revista National Geographic Brasil: um estudo de caso. InfoDesign: Revista Brasileira de Design da Informação, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 143-156, 2019.
XAVIER, Marcus Vinícius de Lima; CHAVES, Ana Paula Nunes. O contexto das imagens nas capas da revista National Geographic Brasil. PESQUISAR - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, Florianópolis, v. 10, p. 42-56, 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 PerCursos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.