Cartografia Social como linguagem para a Educação geográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246262024e0106

Palavras-chave:

cartografia social, ensino de geografia, educação geográfica, interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo aborda o papel da Cartografia Social (CS) como uma metodologia que aproxima os alunos de sua realidade, permitindo-lhes construir uma linguagem cartográfica que reflita suas experiências e perspectivas. O objetivo é apresentar a CS como uma ferramenta de linguagem para a educação geográfica, direcionada aos alunos da educação básica, do 4º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio, no município de Baía Formosa/RN. O estudo segue o percurso metodológico da CS, com diferentes fases e procedimentos, resultando na realização de duas oficinas em momentos distintos. As oficinas culminaram na elaboração de mapas participativos que refletem a visão dos participantes, evidenciando o papel do aluno como protagonista de sua própria vivência geográfica. Por conseguinte, destaca-se a importância da CS como uma abordagem pedagógica que promove uma aprendizagem contextualizada e significativa, capacitando os alunos e os professores a compreenderem e representarem o espaço em que vivem de maneira autêntica e reflexiva, apoiados nos conteúdos geográficos pré-existentes e assim conhecidos.

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Biografia do Autor

Larícia Gomes Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gabriella Cristina Araujo de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda e Mestre em Geografia com ênfase em Geodinâmica Ambiental, Risco e Ordenamento Territorial no Programa de Pós Graduação e Pesquisa em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Juliana Felipe Farias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, no Mestrado Profissional - GEOPROF e no o Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

26-08-2025

Como Citar

SOARES, Larícia Gomes; LIMA, Gabriella Cristina Araujo de; FARIAS, Juliana Felipe. Cartografia Social como linguagem para a Educação geográfica. PerCursos, Florianópolis, v. 26, p. e0106, 2025. DOI: 10.5965/19847246262024e0106. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/25560. Acesso em: 22 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 2025/1 “Linguagens e metodologias na Educação Geográfica”