Cancelamento e resiliência através da canção: de Carmen Miranda a Karol Conká

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0306

Palavras-chave:

canção, Carmen Miranda, Karol Conká, cultura do cancelamento, teoria das massas

Resumo

Este estudo propõe analisar a utilização da música como resposta ao "cancelamento" sofrido por Carmen Miranda e Karol Conká. Apesar das diferenças temporais e de experiências, ambas enfrentaram controvérsias em suas carreiras e recorreram à canção como meio de expressar suas perspectivas. O estudo busca analisar o significado dessas canções, contribuindo para o debate sobre o "cancelamento" na cultura contemporânea. O trabalho se divide em três partes: introdução, apresentação do contexto dos "cancelamentos" e análise das canções, visando aprofundar nossa compreensão sobre o impacto do "cancelamento" na vida de artistas e as alternativas para enfrentá-lo. Após análise de Disseram que voltei americanizada, foi possível observar que Carmen Miranda reafirma sua identidade brasileira, enquanto em Paredawn, Karol Conká reflete sobre o seu cancelamento ao mesmo tempo em que critica o comportamento da massa “canceladora”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaimeson Machado Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Doutorando em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

 

Ana Luiza Martins , Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Doutora em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). 

Referências

ARANTES, BRUNO; URASHIMA, PEDRO. Liberdade de expressão, democracia e cultura do cancelamento. Revista de Direito da Faculdade Guanambi, Guanambi, v. 7, n. 2, p. 1-26, jul./dez. 2020. Disponível em: http://revistas.faculdadeguanambi.edu.br/index.php/Revistadedireito/article/view/317. Acesso em: 25 ago. 2021.

CANETTI, Elias. Massa e poder. São Paulo: Companhia de Bolso, 2019.

DISSERAM que voltei americanizada. Intérprete: Carmen Miranda. Compositores: Vicente Paiva e Luiz Peixoto. In: DISCOTECA de Carmen Miranda. Intérprete: Carmen Miranda. [S. l.]: Odeon, 1940. 1 Faixa (3 min.). Disponível em: www.spotify.com. Acesso em: 14 out. 2023.

FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Diplomacia em celulóide: Walt Disney e a política de boa vizinhança. Transit Circle, Niterói, v. 3, p. 60-79, 2004.

KONKÁ, Karol. Karol Conká diz ter planejado suicídio após cancelamento no bbb. [Entrevista cedida a] Tati Bernardi. São Paulo: Universia, 09 mar. 2023. Disponível em: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2023/03/09/karol-conka-diz-ter-planejado-suicidio-apos-cancelamento-no-bbb.htm. Acesso em: 25 out. 2023.

LILTI, Antoine. A invenção da celebridade (1750-1850). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

MAUAD, Ana Maria. Genevieve Naylor fotógrafa: impressões de viagem (Brasil 1941-1942). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 25, n. 49, p. 43-75, jun. 2005.

MESQUITA, Juliana Schneider. Interseccionalidades e o mito negro: encruzilhadas nas subjetividades de mulheres negras. In: ENCONTRO DA ANPAD, 46., 2022. Anais eletrônicos [...]. Maringá: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2022. Disponível em: https://anpad.com.br/uploads/articles/120/approved/83dc55aeb13cc9f621dcbaa80304d506.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.

NAVES, Santuza Cambraia. Da bossa nova à tropicália. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

PAREDAWN. Intérprete: Karol Conká. Compositores: Karol Conká, Boss in Drama. In:

URUCUM. Intérprete: Karol Conká. [S. l.]: Sony Music, 2018. 11 Faixas (30 min). Disponível em: www.spotify.com. Acesso em: 14 out. 2023.

RUFINO, Mariana; SEGURADO, Rosemary. Cultura do cancelamento: uma análise de Karol Conká no BBB 21. PragMATIZES: Americana de Estudos em Cultura, Niterói, Ano 1, p. 616-640, mar. 2022.

SCHPUN, Mônica Raisa. Carmen Miranda: uma star migrante. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 51, n. 2, p. 451-471, 2008. DOI: 10.1590/S0034-77012008000200003. Disponível em: https://revistas.usp.br/ra/article/view/27286. Acesso em: 6 ago. 2024.

SILVA, Alessandro Ferreira da. Cultura do cancelamento: cancelar para mudar? eis a questão. Revista Argentina de Investigación Narrativa, [s. l.], p. 93-107, 2021. Disponível em: https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/rain/article/view/4862. Acesso em: 10 out. 2022.

TOTA, Antônio Pedro. O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na Segunda Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

TRIVINHO, Eugênio. Visibilidade mediática, melancolia do único e violência invisível na cibercultura. MATRIZes, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 111-125, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i2p111-125.

WISNIK, José Miguel. Sem receita: ensaios e canções. São Paulo: Publifolha, 2004.

Downloads

Publicado

2024-11-22

Como Citar

GARCIA, Jaimeson Machado; MARTINS , Ana Luiza. Cancelamento e resiliência através da canção: de Carmen Miranda a Karol Conká. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0306, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0306. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/25215. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 2024/3 "Canção popular, mercado musical e política no Brasil do século XXI"