DESAFIOS DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO<em>CHALLENGES ON THE CONJUNCTION BETWEEN THEORY AND PRACTICE ON TEACHING SOCIOLOGY ON HIGH SCHOOL</em>
Resumo
Este trabalho pretende analisar como ocorre a articulação entre a teoria e a prática docente da disciplina de sociologia em escolas do ensino médio da rede pública do estado do Ceará. Para fundamentar o estudo, está sendo realizado um apanhado de dados compartilhados entre professores recém ingressos no ofício docente via concurso público. Como aportes teóricos serão utilizados alguns estudiosos nas áreas de sociologia e educação. A reintrodução da sociologia como disciplina obrigatória nos currículos do ensino médio (Lei 11.684/2008) abriu espaço para a discussão de alguns desafios enfrentados pelos professores dessa disciplina, como a falta de material didático próprio da disciplina e a dificuldade de leitura e interpretação dos alunos, problemas que estão intimamente vinculados à articulação entre teoria e prática adquirida nas licenciaturas em Ciências Sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-07-10
Como Citar
FERREIRA DE ALMEIDA, Francisca Rosânia. DESAFIOS DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO<em>CHALLENGES ON THE CONJUNCTION BETWEEN THEORY AND PRACTICE ON TEACHING SOCIOLOGY ON HIGH SCHOOL</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 154–167, 2012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2512. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Dossiê
Licença