A construção de consensos em torno do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares a partir de seu manual e diretrizes orientadoras: em busca da formação ético-moral perdida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0216

Palavras-chave:

programa nacional de escolas cívico-militares, consenso, formação ético-moral

Resumo

O presente texto discute a centralidade que o discurso da formação ético-moral tem na construção de consensos em torno do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares. Para tanto, analisa os dois principais documentos que orientam a implementação do programa e que indicam os princípios por ele defendidos: o Manual das Escolas Cívico-militares e as Diretrizes das Escolas Cívico-militares. A análise é realizada à luz das categorias gramscianas de consenso, vontade coletiva, formação ético-moral e hegemonia. Os resultados mostram que os documentos destacam a importância da retomada de valores cívicos que, supostamente, teriam perdido centralidade na formação dos estudantes. Defendem, portanto, a formação de bons comportamentos e atitudes, procurando construir uma nova racionalidade formativa nas escolas.

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Biografia do Autor

Giulia Pagani Galvão, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus Pantanal. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus do Pantanal.

Fabiano Antonio dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal e Cidade Universitária.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

GALVÃO, Giulia Pagani; SANTOS, Fabiano Antonio dos. A construção de consensos em torno do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares a partir de seu manual e diretrizes orientadoras: em busca da formação ético-moral perdida. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0216, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0216. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24574. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"