DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA: em busca do mapa comum<em>STATE CURRICULUM GUIDELINES FOR TEACHING SOCIOLOGY: in search of a common map</em>

Autores

  • Mário Bispo Santos Secretaria de Educação do Distrito Federal

Resumo

Este artigo é resultado de um levantamento acerca das diretrizes curriculares estaduais para o ensino de Sociologia em nível médio. Ele teve como ponto de partida a seguinte questão: será que existiria um mapa comum, a partir do qual, as diretrizes teriam sido construídas e que poderia subsidiar a discussão de uma proposta curricular nacional? Em busca de respostas, realizou-se uma análise do conteúdo referente a quatorze diretrizes estaduais objetivando identificar diferenças e recorrências entre elas. Constatou-se a existência de um referencial comum formado por categorias relativas à Antropologia, Ciência Política e Sociologia, bem como, por categorias localizadas nas fronteiras entre as áreas das Ciências Sociais. Observou-se ainda, em conformidade com as elaborações teóricas de Pierre Bourdieu e Willem Doise, a existência de diferenciações dentro daquele referencial, provavelmente, ancoradas em concepções opostas acerca da disciplina e do seu ensino. O artigo, então, aponta a necessidade de mais pesquisas com a finalidade de explicar a grande visibilidade de alguns conceitos e temas no mapa, mas, sobretudo, a invisibilidade parcial ou total de outros.

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Biografia do Autor

Mário Bispo Santos, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasilia, na área de ciência, tecnologia e sociedade. Professor da rede pública do Distrito Federal

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Publicado

2012-07-10

Como Citar

SANTOS, Mário Bispo. DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA: em busca do mapa comum<em>STATE CURRICULUM GUIDELINES FOR TEACHING SOCIOLOGY: in search of a common map</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 40–59, 2012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2439. Acesso em: 26 dez. 2024.