A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SOCIOLOGIA PARA O ENSINO BÁSICO NO OESTE CATARINENSE<em>TEACHER TRAINING IN SOCIOLOGY FOR THE HIGH SCHOOL IN WEST OF SANTA CATARINA - BRAZIL</em>

Autores

  • Jaqueline Russczyk Instituto Federal de Santa Catarina
  • Leonardo Rafael Santos Leitão Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O estado de Santa Catarina desde 1998 tem como obrigatório o ensino de sociologia nas escolas estaduais de nível médio. No entanto, passados mais de 10 anos, a consolidação da disciplina encontra algumas dificuldades, tais como: aceitação da disciplina nas escolas, falta de formação específica dos professores, carência da infra-estrutura escolar - principalmente no que diz respeito a materiais didáticos e bibliográficos. Assim sendo, esta pesquisa realizou uma análise dos espaços de formação de professores existentes na região oeste do estado: 1) Plano Nacional de formação de professores (PARFOR), hoje sob responsabilidade da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ); 2) o novo curso de Licenciatura em Sociologia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Além das dificuldades de formação de professores em sociologia, a disciplina enfrenta uma série de outros desafios e obstáculos para se consolidar no ensino médio, tais como, as críticas à disciplina pelo seu “caráter ideologizante”, a imputação de um papel transformador e crítico a disciplina, as relações entre ser professor e ser pesquisador e a relação entre teoria, política e ideologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Russczyk, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Sociologia pela UFRGS. Doutoranda em Desenvolvimento Rural pela UFRGS. Atualmente é professora de Ciências Humanas do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Chapecó

Leonardo Rafael Santos Leitão, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Sociologia pela UFRGS. Doutorando em Sociologia pela UFRGS. Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFFS - Campus Chapecó

Downloads

Publicado

2012-07-09

Como Citar

RUSSCZYK, Jaqueline; LEITÃO, Leonardo Rafael Santos. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SOCIOLOGIA PARA O ENSINO BÁSICO NO OESTE CATARINENSE<em>TEACHER TRAINING IN SOCIOLOGY FOR THE HIGH SCHOOL IN WEST OF SANTA CATARINA - BRAZIL</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 06–22, 2012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2421. Acesso em: 4 nov. 2024.