A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SOCIOLOGIA PARA O ENSINO BÁSICO NO OESTE CATARINENSE<em>TEACHER TRAINING IN SOCIOLOGY FOR THE HIGH SCHOOL IN WEST OF SANTA CATARINA - BRAZIL</em>
Resumo
O estado de Santa Catarina desde 1998 tem como obrigatório o ensino de sociologia nas escolas estaduais de nível médio. No entanto, passados mais de 10 anos, a consolidação da disciplina encontra algumas dificuldades, tais como: aceitação da disciplina nas escolas, falta de formação específica dos professores, carência da infra-estrutura escolar - principalmente no que diz respeito a materiais didáticos e bibliográficos. Assim sendo, esta pesquisa realizou uma análise dos espaços de formação de professores existentes na região oeste do estado: 1) Plano Nacional de formação de professores (PARFOR), hoje sob responsabilidade da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ); 2) o novo curso de Licenciatura em Sociologia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Além das dificuldades de formação de professores em sociologia, a disciplina enfrenta uma série de outros desafios e obstáculos para se consolidar no ensino médio, tais como, as críticas à disciplina pelo seu “caráter ideologizante”, a imputação de um papel transformador e crítico a disciplina, as relações entre ser professor e ser pesquisador e a relação entre teoria, política e ideologia.Downloads
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Publicado
2012-07-09
Como Citar
RUSSCZYK, Jaqueline; LEITÃO, Leonardo Rafael Santos. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SOCIOLOGIA PARA O ENSINO BÁSICO NO OESTE CATARINENSE<em>TEACHER TRAINING IN SOCIOLOGY FOR THE HIGH SCHOOL IN WEST OF SANTA CATARINA - BRAZIL</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 06–22, 2012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2421. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Dossiê
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