A IMAGEM E O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS VISUAIS

Autores

  • Tiago da Silva Coelho UNESC

Resumo

O presente artigo discorre sobre o uso das imagens como conteúdo no ensino de História. Em tempos onde as imagens invadiram a vivência das pessoas repassando uma maior quantidade de informações em uma grande velocidade, muito maior que a do texto escrito, faz-se necessária uma reflexão sobre a utilização deste meio de comunicação nas instituições de ensino, principalmente no que tange a disciplina de História. Deste modo é importante para escola do século XXI ensinar o aluno a filtrar as ideologias e as manipulações presentes na produção visual para que ele possa compreender melhor o que as sociedades atuais apresentam como “verdades”. Palavras-Chave: Imagens. História. Educação. Sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago da Silva Coelho, UNESC

Professor da disciplina de Oficina de Ensino e Pesquisa: História, Imagem e Som, da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. E-mail: tiagocoelho@unesc.net

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

COELHO, Tiago da Silva. A IMAGEM E O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS VISUAIS. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 188–199, 2012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2413. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua