Reflexões educacionais de Gramsci a partir do Cárcere: notas sobre educação repressiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0209

Palavras-chave:

educação, educação repressiva, política, ideologia, Antonio Gramsci

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a educação repressiva como fundamento da sociedade capitalista que, de forma latente ou real, é permeada em sua estrutura social e política pela violência. O aporte teórico é o materialismo histórico a partir dos escritos de Antonio Gramsci, para o qual o modo de vida e as formas de organização coletiva vivem um processo formativo permanente. Iniciamos com os escritos políticos de 1916 a 1920, nos quais a reflexão sobre a censura exercida pelo Estado italiano no período da Primeira Grande Guerra, o recrudescimento da reação e da violência quando a ordem do capital perde o domínio das forças produtivas, até a pressão permanente na luta política e na posterior repressão ostensiva do movimento fascista. Na sequência, recuperamos, em notas, as reflexões do autor sobre educação repressiva nas Cartas do Cárcere.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anita Helena Schlesener, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da  Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Referências

ARRIGHI, Giovanni. O longo século XX. Rio de Janeiro: Contraponto; São Paulo: Unesp, 1996.

BRECHT, Bertold. Poemas (1913-1956). São Paulo: Brasiliense, 1986.

DIAS, Edmundo Fernandes. Revolução passiva e modo de vida. São Paulo: Ed. Sundermann, 2012.

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2002.

GRAMSCI, Antonio. Lettere dal carcere. Torino: Einaudi, 1975.

GRAMSCI, Antonio, Sotto la mole (1916-1920). Torino: Einaudi, 1975c.

GRAMSCI, Antonio. Scritti Giovanili (1914-1918). Torino: Einaudi, 1975d.

HOBBES, Thomas, Leviatã (matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil). São Paulo: Abril Cultural,1974.

LENIN, Vladimir Ilich. O imperialismo, fase superior do capitalismo. In: OBRAS ESCOLHIDAS. São Paulo: Alfa-Ômega, l980. v. 1.

MARCUSSO, Marcus Fernandes. Educação militar brasileira: os regulamentos de ensino da Escola de Estado-Maior do Exército (1905-1937). Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/9316/TeseMFM.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 24 maio 2023.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto comunista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

SODRÉ, Nelson Werneck. História militar do Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

SCHLESENER, Anita Helena. Reflexões educacionais de Gramsci a partir do Cárcere: notas sobre educação repressiva. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0209, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0209. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/23828. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"