POLÍTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: como ela chega à escola <EM> NINE-YEAR ELEMENTARY SCHOOL POLITICS: how it reaches the school </EM>
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar o impacto da política do ensino fundamental de nove anos sobre as escolas públicas em Santa Catarina. O mesmo também examina as principais demandas educativas relacionadas ao trabalho docente, tendo em vista a ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos, com matrícula obrigatória das crianças aos seis anos de idade. Os dados foram coletados durante o desenvolvimento de cursos de formação continuada com professores de escolas públicas da região da Grande Florianópolis e da Região Sul de Santa Catarina. Constatou-se que as escolas foram surpreendidas sobre a obrigatoriedade da matrícula das crianças aos seis anos no ensino fundamental, e ao mesmo tempo não se sentiam preparadas para implantar a nova lei. Além disso, ficou evidente que ainda é preciso caminhar muito para aproximar a discussão/compreensão entre a política oficial e a prática cotidiana na escola. Uma das possibilidades para a melhoria do trabalho nas escolas parece estar relacionada à formação do docente.Downloads
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Publicado
2011-06-27
Como Citar
SCHMIDT, Leonete Luzia. POLÍTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: como ela chega à escola <EM> NINE-YEAR ELEMENTARY SCHOOL POLITICS: how it reaches the school </EM>. PerCursos, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 105–117, 2011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2294. Acesso em: 7 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Dossiê
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