FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: a experiência da Universidade Aberta de Portugal <EM> THE DISTANCE EDUCATION OF TEACHERS: the experience of the Portugal's Universidade Aberta </EM>

Autores

  • Lúcia Amante Universidade Aberta de Portugal

Resumo

Pretendemos apresentar sucintamente a experiência de formação de docentes a distância desenvolvida pela Universidade Aberta de Portugal, iniciada nos anos 90, dando conta da evolução desse modelo de formação e da forma como se concretiza actualmente. Esta evolução encontra-se, intrinsecamente ligada ao profundo desenvolvimento tecnológico das últimas décadas que determinou mudanças significativas nos tradicionais sistemas de ensino a distância. Damos conta da profunda mudança educacional nestes sistemas, onde a comunicação em ambientes online veio proporcionar a criação de novos contextos de aprendizagem. Aborda-se o caso particular da Universidade Aberta e os princípios do seu modelo pedagógico virtual que enquadra a actual oferta pedagógica, incluindo o processo de formação profissional de professores em curso. Procuramos apontar, sucintamente, um conjunto de princípios/propostas, norteadores do caminho a seguir na actual formação de professores tendo em vista a construção de uma profissionalidade docente que conduza ao regresso dos professores ao centro das preocupações educativas (Nóvoa, 2005); por último, pretende-se lançar a reflexão sobre o possível contributo dos novos contextos de aprendizagem online no âmbito das propostas enunciadas.

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Publicado

2011-06-27

Como Citar

AMANTE, Lúcia. FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: a experiência da Universidade Aberta de Portugal <EM> THE DISTANCE EDUCATION OF TEACHERS: the experience of the Portugal’s Universidade Aberta </EM>. PerCursos, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 09–26, 2011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2292. Acesso em: 20 dez. 2024.