DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões à luz da teoria histórico-social <EM> FROM TEACHER EDUCATION TO TEACHING PRACTICE: reflections in the light of social-historical theory </EM>
Resumo
RESUMO: O objetivo deste artigo é discutir sucintamente a complexa relação entre a produção de conhecimentos sobre a formação de professores e a atuação docente realizada na educação infantil. Parte de uma pesquisa teórico bibliográfica, tendo como metodologia a perspectiva histórica. Reunimos alguns trabalhos teóricos de Duarte (1996; 2001), Arce (2001) e Saviani (1985) cujas análises refletem e anunciam uma abordagem para a formação dos professores à luz da teoria histórico-social. Das leituras realizadas foi possível desenvolver reflexões que nos ajudassem a pensar a complexidade da atuação dos professores no âmbito educacional da Educação Infantil. Dessa forma, a pesquisa possibilitou evidenciar que o horizonte teórico da perspectiva histórico-social apresentada na contemporaneidade pelos autores citados traz uma concepção de educação escolar como transmissão e memorização de conhecimentos, o que nos faz concordar em parte com suas análises. Porém, de outro lado, em relação à formação de professores trazem, por essa via, a descaracterização do trabalho docente, o que nos faz concordar com a abordagem histórico-social. As analises são tecidas por este segundo caminho com a intenção de contribuir com a formação docente no âmbito da Educação Infantil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-06-27
Como Citar
MARTINS FILHO, Altino José; MARTINS FILHO, Lourival José. DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões à luz da teoria histórico-social <EM> FROM TEACHER EDUCATION TO TEACHING PRACTICE: reflections in the light of social-historical theory </EM>. PerCursos, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 118–138, 2011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2224. Acesso em: 20 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Dossiê
Licença