A constituição da identidade docente a partir dos PPCs dos cursos de Geografia licenciatura da região Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724623522022369Palavras-chave:
identidade e saberes docente, formação de professores, currículo, projeto político pedagógicoResumo
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como temática central a análise das concepções e constituições das identidades docentes identificadas nos PPCs dos cursos de Geografia Licenciatura. Tem como objetivo analisar a construção da identidade docente a partir dos PPCs dos cursos de Geografia Licenciatura da região Sul do Brasil. A metodologia está pautada na Análise Textual Discursiva (ATD), que busca uma leitura dos dados analisados transitando entre as duas formas: as análises de conteúdo e as análises de discurso, sendo a chave para o estudo dos PPCs, especificamente os objetivos dos cursos e dos perfis profissionais de cada universidade selecionada para a pesquisa, a UEM , a UDESC e a FURG . A partir da análise de fragmentos específicos dos PPCs, como os objetivos dos cursos e seus perfis profissionais, foi possível perceber que cada universidade propõe um perfil profissional diferente ao futuro docente, além de que os objetivos do curso versam sobre questões distintas, mesmo sendo, todos, cursos de Geografia Licenciatura. Com a visualização das categorias, tanto iniciais, quanto intermediárias e finais, que emergiram dos discursos dos PPCs que foi proposto analisar, foi possível perceber novos diálogos e conversas entre as concepções que os cursos de licenciatura em Geografia almejam para seus estudantes. É basilar que os projetos pedagógicos dos cursos tenham claro o que esperam das formações dos estudantes e que a proposição dos objetivos – gerais e específicos – estejam alinhados aos perfis profissionais que estes esperam produzir, constituindo profissionais capazes de atuar como professores de Geografia.
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