Notas iniciais de pesquisa: mapeando a presença de mulheres como titulares de acervos em instituições de memória em Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724623512022440

Palavras-chave:

acervos, arquivos de mulheres, escrita da história, instituições de memória, Santa Catarina

Resumo

Tomando como ponto de partida a Lei nº 18.226 de 2021, que inclui a História das Mulheres do Campo e da Cidade no currículo escolar da educação básica em Santa Catarina, o presente artigo discorre sobre os momentos iniciais de pesquisa que tem como objetivo mapear a presença de mulheres como titulares de arquivos abrigados em diferentes instituições de memória em Santa Catarina. O arcabouço teórico-metodológico da pesquisa está apoiado em debates que relacionam memória e história, arquivo, arquivos pessoais, escrita da história e história das mulheres. Com base na divisão regional do estado, a pesquisa iniciou com contatos por meio virtual com essas instituições e posterior organização dos dados em planilhas. Levando em conta as poucas respostas recebidas, percebeu-se, além de uma dificuldade de entendimento acerca do que seria exatamente o objeto da pesquisa, que a presença das mulheres como protagonistas ainda é bastante tímida nesses espaços institucionais.

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Biografia do Autor

Karla Simone Willemann Schütz, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Doutora em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Professora de História da rede pública e da rede privada de ensino.

Susane da Costa Waschinewski, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Professora da rede pública municipal de Criciúma.

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Publicado

2022-05-13

Como Citar

SCHÜTZ, Karla Simone Willemann; WASCHINEWSKI, Susane da Costa. Notas iniciais de pesquisa: mapeando a presença de mulheres como titulares de acervos em instituições de memória em Santa Catarina. PerCursos, Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 440–465, 2022. DOI: 10.5965/1984724623512022440. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/21575. Acesso em: 26 dez. 2024.