Entre a cruz e o terreiro: uma análise em torno da integração entre a religiosidade afro-brasileira e o Ensino de História no Museu do Negro do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724620442019155Resumo
Nos últimos anos, a formação de professores e a produção de materiais didáticos tem se aperfeiçoado no sentido de atender as demandas inauguradas pela Lei 10.639/03. Entretanto, percebe-se que, apesar do esforço para evitar o eurocentrismo, compreender africanos e afro-brasileiros enquanto agentes históricos ativos e valorizar a cultura de matriz africana, os temas ligados à religiosidade africana e afro-brasileira seguem silenciados nas salas de aula. Neste trabalho, problematizamos a persistente marginalização das manifestações culturais ligadas à temática religiosa no Ensino de História. Tomamos por objeto, como estudo de caso, a exposição do Museu do Negro do Rio de Janeiro para explicitar a possibilidade de uma abordagem histórica que integre aspectos culturais, atribuindo historicidade aos mesmos, visto que, o Museu do Negro aciona a cultura afro-brasileira, como espaço de resistência, para construir narrativas históricas sobre a população negra em diferentes períodos.
Palavras-chave: Museu do Negro (Rio de Janeiro, RJ). História – Estudo e Ensino. Antirracismo. Educação Multicultural.
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