Lugares de memória e resistência da América Latina: levantamento, organização e difusão de informações em um website

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724620422019159

Resumo

Após as ditaduras civis-militares (entre 1959 e 1990), emergiram na América Latina uma série de iniciativas de construção crítica da memória do período. O objetivo do presente trabalho é identificar, analisar criticamente e classificar esses lugares de memória, bem como disponibilizar as informações coletadas no website “Memória e Resistência”. O referencial teórico apoia-se nos conceitos de Memória e Lugares de Memória como gestos de resistência e nos aspectos teóricos e metodológicos da Organização de dispositivos de memória, na perspectiva da Ciência da Informação. Os passos metodológicos seguidos foram: 1) pesquisa bibliográfica para caracterização dos regimes militares da América Latina; 2) identificação e mapeamento das instituições de memória e resistência da América Latina; 3) planejamento e execução de website para divulgação do material coletado. Apresenta-se, ainda, a ferramenta de indexação “Vocabulário controlado da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça - Brasil VCAP-BR”, elaborado inicialmente para respaldar a identificação e julgamento dos processos de anistia aos perseguidos políticos no Brasil, no âmbito da Comissão Nacional da Anistia, e atualmente disponibilizado no website para a classificação tanto dos lugares de memória mapeados quanto dos documentos neles armazenados. Até o momento, encontram-se mapeadas no website 85 iniciativas de lugares de construção da memória, na América Latina, referentes a 12 países, que passaram por ditaduras civis-militares durante a segunda metade do século XX.

Palavras-chave: Ditadura. América Latina – História. Memória – Aspectos  sociais. Organização da informação. Sites da Web

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Publicado

2019-08-21

Como Citar

KOBASHI, Nair Yumiko; JATENE, Caio Vargas; CRIVELENTE, Mariana Ramos. Lugares de memória e resistência da América Latina: levantamento, organização e difusão de informações em um website. PerCursos, Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 159–185, 2019. DOI: 10.5965/1984724620422019159. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724620422019159. Acesso em: 26 dez. 2024.