Cultura Kaingang: saberes e identidades direcionados aos desafios contemporâneos da preservação e da educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724619412018203Resumo
O povo Kaingang organiza-se socialmente em dois segmentos ou dualidades, kamẽ e kanhru, cada qual com suas características e habilidades. Na natureza tudo se relaciona com as marcas kamẽ e kanhru há semelhanças nas pinturas corporais, nas peles dos animais, nas folhas e cascas de árvores. O kamẽ usa as pinturas compridas no corpo e também nos artesanatos, é de identidade, até porque outros povos indígenas também possuem suas características próprias de identidade. O kanhru utiliza traços circulares no corpo e também nos artesanatos e identificam os animais com suas marcas. Essa dualidade vincula-se à perpetuação de suas tradições, é uma forma de cultuar a arte. A vida dos Kaingang funciona com base na espiritualidade, que permeia aspectos culturais. O abandono e a falta de valorização de saberes e práticas relacionados com a educação ambiental se concretizam pelas pressões da sociedade branca, pelo desejo de alguns indígenas de serem modernos e aceitos na sociedade branca e pela ausência de trabalho de um educador ambiental. As iniciativas preservação da cultura e dos costumes são considerados preciosas pelos Kaingang, especialmente na promoção da saúde da comunidade.
Palavras-chave: Cultura. Identidade. Índios. Kaingang. Educação Ambiental. Artesanatos
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