Educação ambiental: diálogo de saberes populares sobre ervas medicinais na comunidade quilombola Areal da Baronesa - Porto Alegre, RS
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724619412018179Resumo
Este artigo, de abordagem qualitativa, tem como objetivo refletir a respeito do diálogo de saberes populares sobre ervas medicinais, instrumentalizado pela ação de Educação Ambiental junto a um grupo de mulheres quilombolas na cidade de Porto Alegre (RS), na busca da valorização de seus conhecimentos tradicionais. As análises partem dos registros sistematizados em relatórios semanais das oficinas de ervas medicinais e das oficinas de sabonetes de ervas, realizados no período de setembro a novembro de 2017.Como suporte para as compreensões dos resultados, tem-se como referencial teórico o diálogo de saberes desenvolvido por Leff (2009); a abordagem crítica e transformadora da EA elaborada por Layrargues (2012); e a EA popular emancipatória de Sorrentino (2014) e Tassara; Tassara; Ardans (2014).
Palavras-chave: Educação Ambiental. Quilombolas – Mulheres. Ervas – Uso Terapêutico.
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