Saneamento básico e sustentabilidade: possibilidades educativas na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724619412018107Resumo
O
O presente artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de experiências e reflexões a respeito da necessidade de conjugar as medidas estruturais da engenharia com processos educacionais contextualizados para a implantação e sucesso de medidas voltadas ao saneamento básico. As concepções e percepções de estudantes e docentes relacionadas ao tema e as repercussões na comunidade do entorno foram analisadas de forma articulada com as necessidades contemporâneas do país em relação aos âmbitos deste crucial componente da vida urbana. O texto foi construído com base no cotejamento de resultados de pesquisas e ações e vivências educacionais realizadas desde o ano de 2015, e os resultados apontam para a necessária sensibilização da população no que tange às diferentes dimensões do saneamento básico, assim como uma ressignificação dos mananciais hídricos e do seu papel na qualidade de vida e no ambiente natural.
Palavras-chave: Sustentabilidade. Educação Ambiental. Educação Sanitária.
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