Juventude e atuação política: as ocupações em escolas públicas e novas formas de resistência e convivência nas cidades

Autores

  • Camila Nastari Fernandes Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Thaisa da Silva Ferreira Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724619402018086

Resumo

O artigo analisa as percepções dos jovens sobre atuação política na sua participação nas ocupações das escolas públicas durante os anos de 2015 e 2016. Para tanto, foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas com jovens de 18 a 20 anos e que se propuseram a falar dessa experiência em 2017. Os jovens entrevistados apontam que, embora as ocupações das escolas tenham possibilitado adesão significativa dos secundaristas e da comunidade local, elas contribuíram muito mais em teor pedagógico de aprendizado político – no que se refere à convivência comunitária e uso dos espaços públicos – e menos para uma perspectiva de engajamento e continuidade da própria atuação política da juventude nas ocupações.

 

Palavras-chave: Juventude. Atuação Política. Escolas Públicas. Ocupação nas Escolas.

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Biografia do Autor

Camila Nastari Fernandes, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutoranda em Planejamento Territorial
pela Universidade Federal do ABC – UFABC. Brasil

Thaisa da Silva Ferreira, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutoranda em Sociologia
pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Brasil

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Publicado

2018-10-26

Como Citar

FERNANDES, Camila Nastari; FERREIRA, Thaisa da Silva. Juventude e atuação política: as ocupações em escolas públicas e novas formas de resistência e convivência nas cidades. PerCursos, Florianópolis, v. 19, n. 40, p. 86–110, 2018. DOI: 10.5965/1984724619402018086. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724619402018086. Acesso em: 8 nov. 2024.