Programa institucional de bolsa de iniciação à docência: perspectivas e desafios no âmbito do subprojeto do curso de pedagogia da UFV
DOI:
https://doi.org/10.5965//1984724619392018240Resumo
Este artigo é a comunicação do resultado de uma pesquisa desenvolvida no ano de 2015 na Universidade Federal de Viçosa (UFV) que procurou identificar e analisar os principais desafios enfrentados no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com recorte no subprojeto do curso de Pedagogia. Mais especificamente, o trabalho buscou investigar as possíveis dificuldades enfrentadas pelas pessoas que atuavam no Programa: 63 estudantes e três docentes coordenadores do Subprojeto. Além disso, buscou-se listar e compreender os caminhos que essas pessoas percorreram para amenizar e/ou superar seus desafios. Como referencial teórico, o trabalho possui duas chaves de leitura. Por um lado, inscreve-se no campo da Formação Docente (GATTI, NUNES, 2009; GATTI, BARRETO, ANDRÉ, 2011) ao buscar conhecer a identidade e a trajetória formativa e/ou profissional das pessoas envolvidas no Programa. Por outro, o trabalho recorre ao campo dos Estudos Culturais (JOHNSON, 1999; NELSON et al., 2003), com foco no conceito de experiência (BONDÍA, 2012), ao ouvir os sujeitos atuantes. De caráter qualitativo, a pesquisa fez uso de procedimentos metodológicos que incluíram instrumentos de produção de dados. O desenho utilizou uma amostra de 10% da população de bolsistas de iniciação à docência que responderam aos questionários, além da participação de três dos quatro professores coordenadores de área que foram entrevistados. O argumento central do trabalho é o de que o PIBID, visando à valorização do magistério e à integração entre a educação básica e universidade, pode representar importante veículo formativo que precisa ser mais bem analisado e compreendido.
Palavras-chave: Formação Docente. Experiência Docente. Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença