Os usos e aplicações do Google Earth como recurso didático no ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724618382017152Resumo
As tecnologias utilizadas em estudos geográficos tornaram-se cada vez mais frequentes nas classes de professores de Geografia e provaram sua eficiência no processo de ensino-aprendizagem. Quando desenvolvido e utilizado a partir de uma preocupação teórica e metodológica, focalizando a experiência do espaço e as experiências dos alunos, produtos educacionais construídos a partir da geotecnologia despertam e encorajam estudantes de diferentes níveis educacionais sobre a importância do conhecimento geográfico em várias situações cotidianas. O Google Earth é um recurso de ensino útil durante as aulas de geografia, especialmente na cartografia escolar. Nele, o professor pode encontrar várias informações iconográficas em diferentes perspectivas e / ou dimensões, escalas e momentos históricos, permitindo o uso de maneira multivariada e interdisciplinar, dando ao aluno uma compreensão mais profunda de diferentes conteúdos trabalhados em aula. Este artigo é um relatório de experiências da utilização de ferramentas do Google Earth nas aulas de geografia, com alunos do ensino médio assistidos pelo PIBID na Escola Estadual Maria de Lourdes Rebelo, em Teresina / PI, em 2015. Essas ferramentas constituem subsídios para a construção de uma nova prática pedagógica no ensino da geografia e possibilitam o aprendizado dos conteúdos de forma mais intuitiva pelos alunos em sala de aula, uma vez que as ferramentas disponíveis no Google Earth são muito mais interativas, com intervenção direta do aluno em situações de seu próprio contexto social.
Palavras-chave: Google Earth. Ensino de Geografia. Geotecnologia.
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