O protagonismo do PIBID no processo de letramento literário
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724618382017134Resumo
Este texto objetiva trazer à luz duas propostas de sequências didáticas desenvolvidas em escolas da Educação Básica da rede pública do Paraná, planejadas com intuito de favorecer o letramento literário. O trabalho com o texto literário em sala de aula apresenta-se, muitas vezes, como um desafio para o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Além de se deparar com alunos pouco interessados nesse tipo de leitura, ainda enfrenta insegurança quanto à metodologia mais eficaz para que a atividade desenvolvida não se torne mera aula de história da literatura, mas sim que ofereça um ambiente que propicie a formação de leitores críticos e desperte o prazer pelo texto literário, tornando a leitura um hábito que favoreça o letramento literário. Considerando estes apontamentos, o PIBID-Letras - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-CAPES, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, campus de Cornélio Procópio), procura contribuir para o processo de letramento literário, buscando amparo teórico e metodológico nos estudos de Rildo Cosson (2009). Em 2015, duas escolas Estaduais no município de Cornélio Procópio, Paraná, foram contempladas com a intervenção do Programa. Para a efetivação da proposta de trabalho, foram realizados encontros semanais, tendo como pauta nas sessões, estudos voltados à formação para a prática docente, com ênfase no processo para o letramento literário, envolvendo professores e graduandos de Letras da UENP-CCP e professores da Educação Básica.
Palavras-chave: Formação Docente. PIBID. Letramento Literário.
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