Ensinar, pesquisar, ensinar: a experiência dos Mestrados Profissionais

Autores

  • Carmem Zeli de Vargas Gil Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nilton Mullet Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Caroline Pacievitch Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernando Seffner Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724618382017008

Resumo

Os Mestrados Profissionais em Ensino de História têm se mostrado uma experiência singular no processo de formação de professores. Esses espaços de formação se constituem em lugares privilegiados para a pesquisa e sua íntima relação com a docência, uma vez que os professores têm a oportunidade de inserir-se num campo investigativo em ensino de História e, ao mesmo tempo, tornar a sua sala de aula um locus de estudo. Este artigo quer problematizar o binômio professor-pesquisador e a sua contribuição para repensar a sala de aula de História, tendo como eixo a consideração do seu espaço de trabalho como objeto de investigação, sobretudo a partir do questionamento das temporalidades e da forma como as noções temporais clássicas têm construído um modo determinado de exercer a docência e ensinar a História. Nossa leitura parte da quebra da hierarquia entre ensino e pesquisa pelo reconhecimento do professor como intelectual transformador, enfatizando que a compreensão dos acontecimentos da sala de aula e seu estudo precisam considerar o contexto da cultura escolar e aprofundar a construção de problemáticas de pesquisa nascentes e destinadas à prática.

 

Palavras-chave: Ensino de História. Mestrado Profissional. Pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmem Zeli de Vargas Gil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora da UFRGS.

Nilton Mullet Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professor da UFRGS.

Caroline Pacievitch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professor da UFRGS.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

GIL, Carmem Zeli de Vargas; PEREIRA, Nilton Mullet; PACIEVITCH, Caroline; SEFFNER, Fernando. Ensinar, pesquisar, ensinar: a experiência dos Mestrados Profissionais. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 08–32, 2017. DOI: 10.5965/1984724618382017008. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618382017008. Acesso em: 16 nov. 2024.