Ensino superior, PIBID e formação continuada na educação básica: primeiras aproximações
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724618362017277Resumo
O estudo investigou o Ensino Superior e o PIBID na formação continuada na Educação Básica, bem como questões relacionadas aos estudantes que participam do PIBID em sua formação inicial. O programa insere-se no contexto das políticas públicas de formação docente, possibilita a articulação entre os conhecimentos teóricos e a prática pedagógica. A pesquisa qualitativa, de cunho exploratório na metodologia de análise de conteúdo envolveu cinco professores supervisores; cinco acadêmicos bolsistas; e três coordenadores de área. Os autores principais que fundamentam este estudo foram Candau (2011), Nóvoa (2009), Tardif e Lessard (2008) no que concerne à necessidade da articulação entre teoria e prática, bem como Ferreira (2007) e Zabalza (2004), reforçando a importância da formação continuada docente. A coleta efetuada a partir de entrevistas semiestruturadas evidenciou que o PIBID possibilita a aproximação das discussões acadêmicas com as práticas realizadas no contexto escolar. Os envolvidos destacaram a oportunidade de compreender e aprender o exercício da profissão nas relações entre teoria e prática; planejamento e execução das ações pedagógicas; nas reflexões sobre a própria prática e na importância dos espaços coletivos de convivência acadêmica e profissional. O programa rompe paradigmas ultrapassados de formação que valorizam somente a prática ou apenas a teoria. Na percepção dos acadêmicos, foi oportunizada a compreensão do fazer docente, processo complexo que necessita ser percebido como exercício permanente de análise, estudo e reflexão. É necessário aprofundar as questões das práticas exercidas na Educação Superior com vistas à formação docente nos Cursos de Licenciatura e repensar os programas de formação continuada.
Palavras-chave: Educação Superior. Programa de Iniciação à Docência-PIBID. Formação Continuada. Educação Básica.
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