A realidade de risco de movimentos de massa em Petrópolis, RJ: uma contribuição da Educação Ambiental para a Proteção Civil
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724618362017034Resumo
O presente trabalho visa discorrer sobre a realidade das pessoas moradoras de áreas de risco no município de Petrópolis-Rj e como a educação ambiental crítica pode vir a favorecer na prevenção de desastres naturais, relacionados aos movimentos de massa, que afetam fortemente a população mais vulnerável. Em parceria com a Escola Municipal Stefan Zweig, localizada na comunidade Amazonas, Bairro Quitandinha, 1º distrito de Petrópolis, uma das mais afetadas pelos movimentos de massa, desenvolveu-se atividade didática para sala de aula na forma de oficina. Esta teve como público-alvo alunos do 9º ano e contou com a participação do professor responsável pela disciplina de geografia, bem como da coordenação da escola. A etapa de elaboração e planejamento da atividade baseou-se em princípios da educação ambiental, com o objetivo de contribuir para a proteção civil dos estudantes dessa escola. Compreendemos que estes desastres naturais são frutos da distribuição desigual do espaço, tratando-se de uma injustiça ambiental, sendo necessário contextualizar estes riscos na realidade local, visando o estímulo na reflexão crítica contra a exposição desigual dos riscos e favorecendo a criação de uma cultura de proteção civil.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Movimentos de Massa. Desastres Naturais. Injustiça Ambiental. Proteção Civil.
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