Percursos da formação inicial em portfólio e blog
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724617352016160Resumo
A pesquisa analisa as intersecções entre formação inicial e as reflexões sobre as práticas docentes registradas em blog e portfólio por bolsistas PIBID Subprojeto - Pedagogia/FACOS, realizada em escolas da rede pública do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Fundamentada nas ideias de Lévy (1996), que situa e compreende a rede como tempo/lugar de conexão entre pessoas com interesses comuns, e Goulart (2011), que considera o portfólio um instrumento que entrelaça a ação de escrever e as experiências dos sujeitos para produzir novos conhecimentos, busca-se analisar o aprendizado das bolsistas a partir da reflexão que fazem do processo vivido na prática docente. Os escritos produzidos pelas bolsistas contemplam reflexão, tanto do planejamento quanto das práticas registrados em blogs e portfólios, os quais constituem rede física e virtual que valoriza e amplia constatações e análises da caminhada que envolve a formação profissional das bolsistas. As práticas pedagógicas produzidas na escola abrangem atividades propostas em oficinas de aprendizagem, com turmas de primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, tendo como foco a alfabetização e o letramento, articulados ao uso de recursos tecnológicos contemporâneos. Os resultados indicam transformações no percurso das bolsistas em relação à escrita acadêmica, à articulação dos conhecimentos da formação teórica às práticas pedagógicas. Atitudes que valorizam as leituras acadêmicas, a elaboração de projetos de investigação próprios ressignifica aprendizagens e experiências vivenciadas no contexto escolar. Essas construções reverberam no desenvolvimento de novas ações e posicionamentos mais contundentes no sentido do reconhecimento do processo de alfabetização nas leituras de mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença