Ensino de História e formação de professores: os impactos do PIBID nas escolas de Uberaba/MG
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724617352016122Resumo
Este artigo pretende apresentar os resultados parciais do projeto “Impactos das ações do PIBID nas escolas de Uberaba/MG” (FAPEMIG, Edital 01/2013 – Demanda Universal: APQ-00737-13). Este projeto encontra-se em fase de finalização e é composto por uma equipe multidisciplinar de professores de diferentes departamentos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tendo em vista que o PIBID visa à inserção dos licenciandos em situações reais de ensino nas escolas parceiras do programa, o projeto em tela partiu do princípio de se investigar os impactos das ações do PIBID nas escolas da educação básica da cidade de Uberaba. As razões deste estudo justificam-se pelo fato da equipe de professores acreditar que o PIBID cria condições para que se estabeleça uma relação de parceria entre universidade e escola, com a finalidade de aprimorar as condições do ensino básico e a formação de futuros profissionais docentes para a unidade escolar receptora de projetos do PIBID. A metodologia adotada pela pesquisa pautou-se no levantamento das percepções dos integrantes do programa sobre as ações desenvolvidas nas escolas, a partir dos relatórios enviados para a CAPES e a análise qualitativa e indiciária de dados produzidos pela aplicação de questionários e a realização de entrevistas e grupos focais com alunos, professores e diretores das escolas participantes do PIBID. Como resultados da pesquisa, pode-se destacar que 49% dos professores consideram que o PIBID aproxima a universidade da escola, e 40% dos alunos opinaram que o programa incentiva o gosto pela leitura. No entanto, 76% destes responderam não quererem ser professores.Downloads
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Publicado
2017-03-10
Como Citar
SALDANHA, Flávio Henrique Dias. Ensino de História e formação de professores: os impactos do PIBID nas escolas de Uberaba/MG. PerCursos, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 122–139, 2017. DOI: 10.5965/1984724617352016122. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724617352016122. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Dossiê
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