Formação Inicial de Professores e o ensino da Literatura para a diversidade: Machado sem máscaras

Autores

  • Miria Gomes de Oliveira UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724617352016083

Resumo

Este artigo tem por principal objetivo discutir a formação inicial de professores de língua e literatura na perspectiva dos estudos sobre formação inicial de professores e o ensino de Língua Portuguesa. Para isso, tomamos a temática da diversidade como eixo condutor de nosso trabalho e trazemos o conceito de vozes e polifonia presentes nas obras do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN: 1988; BRAIT: 2005; OLIVEIRA: 2004, 20). Apresentamos e analisaremos a experiência do PIBID-FAE/UFMG em duas escolas municipais de Belo Horizonte entre os anos de 2015 e 2016, recortando o ensino de apólogos, contos e um romance de Machado de Assis. O corpus é constituído por relatos escritos pela equipe de dez futuros professores que integram o programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miria Gomes de Oliveira, UFMG

Professor associado da FAE/UFMG

Downloads

Publicado

2017-03-10

Como Citar

OLIVEIRA, Miria Gomes de. Formação Inicial de Professores e o ensino da Literatura para a diversidade: Machado sem máscaras. PerCursos, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 83–95, 2017. DOI: 10.5965/1984724617352016083. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724617352016083. Acesso em: 22 dez. 2024.