Vida e morte: a educação com arte. Um projeto do PIBID de Psicologia no Ensino Médio

Autores

  • Jordana de Castro Balduino
  • Lueli Nogueira Duarte e Silva
  • Caroline Pereira Machado Universidade Federal de Goiás
  • Rosana Ferrari Pandim Lisboa Teixeira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724617352016063

Resumo

O artigo em questão é resultado das atividades desenvolvidas na disciplina eletiva de Filosofia em uma escola estadual de Goiás intitulada Vida e Morte: o que a arte tem a nos dizer sobre isso? Essa disciplina fez parte das atividades desenvolvidas pelo subprojeto de Psicologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Esse subprojeto tem como objetivo discutir e refletir temas da Psicologia com os alunos do Ensino Médio, a fim de contribuir com uma formação mais reflexiva e crítica dos mesmos. Essa disciplina visava fomentar discussões acerca de temas angulares da vida humana com apoio nas bases da Psicanálise e da expressão artística. Buscou-se demonstrar como a utilização da arte enquanto metodologia e recurso didático foram de fundamental importância para o ensino de Psicologia para adolescentes. Além de destacar a importância de ser reservado um espaço na escola para se falar sobre vida, morte e afetos e sobre como a Psicologia se insere nesse campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-10

Como Citar

BALDUINO, Jordana de Castro; SILVA, Lueli Nogueira Duarte e; MACHADO, Caroline Pereira; TEIXEIRA, Rosana Ferrari Pandim Lisboa. Vida e morte: a educação com arte. Um projeto do PIBID de Psicologia no Ensino Médio. PerCursos, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 63–82, 2017. DOI: 10.5965/1984724617352016063. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724617352016063. Acesso em: 14 nov. 2024.