História de vida, projeto artístico e Teatro na escola: o PIBID Teatro na UFMG
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724617352016049Resumo
O presente artigo apresenta o modo como temos conduzido o processo de formação do professor de Teatro junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Para tanto, trazemos a noção de história de vida, a qual tem se mostrado metodologicamente significativa para compreender como o professor acessa saberes anteriores ao seu ingresso na universidade e como revisita esses saberes confrontando-os com seu novo campo: a sala de aula. Abordamos também a noção de projeto artístico em que o professor de Teatro aproxima seus saberes do grupo de jovens, reconhecendo o potencial de cada aluno em busca de experimentos teatrais protagonizado por todos. Concluímos entendendo que ao bolsista de graduação é permitida uma formação mais completa, em que é assegurada a tutela do professor da educação básica e do professor universitário, tornando o processo de formação docente mais dinâmico com uma imersão do licenciando em seu futuro local de trabalho. E no campo de Pedagogia do Teatro há um processo de proposição-reflexão em que são experimentadas abordagens que aproximam o campo artístico do pedagógico na sala de aula.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-03-10
Como Citar
FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. História de vida, projeto artístico e Teatro na escola: o PIBID Teatro na UFMG. PerCursos, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 49–62, 2017. DOI: 10.5965/1984724617352016049. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724617352016049. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Dossiê
Licença