Aprendizagem no contexto da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma reflexão à luz da Andragogia
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724617342016112Resumo
O presente artigo apresenta o resultado de uma investigação sobre os sentidos que assumem o processo de aprendizagem de pessoas jovens e adultas no contexto da EJA. Foi desenvolvido com a participação de gestores, professores e coordenadores pedagógicos do sistema de ensino municipal de Teresina, capital do Piauí. Utiliza como procedimentos metodológicos para produção dos dados o questionário, a entrevista e a técnica do grupo focal. A organização e a interpretação dos dados apoiam-se em Bardin (2011), Oliveira (2007) e nos princípios da Análise do Discurso. Os resultados alcançados apontam para uma concepção de aprendizagem que valoriza as experiências e os saberes dos estudantes adultos, sendo vistos como pessoas que sabem fazer suas escolhas, percebem e analisam as consequências dessas escolhas. Público que sabe o que quer da escola, por isso exige dela e dos professores um saber do quê e do como ensinar.
Palavras-chave: Andragogia; Aprendizagem; Educação de Jovens e Adultos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença