Ofício como poética: o coordenador pedagógico e os desafios da consolidação de ações político-pedagógicas na escola
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724617342016091Resumo
Este texto elege como escopo temático a atuação do coordenador pedagógico perante os desafios inerentes à instituição da cultura pedagógica colaborativa e coletivizada no âmbito escolar. Busca-se enfatizar a “natureza” estético-pedagógica do trabalho coletivo na escola, seus efeitos sobre a potencialização da aprendizagem dos estudantes, e, sobretudo, a legitimação das dimensões político-pedagógicas humanizantes no ofício do coordenador pedagógico. A reflexão aqui apresentada tem como ponto de partida a análise de dados obtidos por intermédio de questionários respondidos por professores e também por meio da observação de práticas pedagógicas. Trata-se do resultado de um Projeto de Intervenção realizado em uma escola da Rede Pública Estadual de Santa Catarina (SC), nos anos de 2013.2 e 2014.1. Das sínteses explicativas construídas no curso do projeto, destacam-se: as resistências e dificuldades dos professores em trabalhar de maneira interdisciplinar e coletiva; os dilemas e insuficiências teórico-metodológicos referentes aos “fazeres” do coordenador pedagógico; e os indicativos efetivos que anunciam a possibilidade de se (re)pensar o ofício deste profissional como poética humanizante (criação de laços e/ou pontes inter-humanas) em oposição aos imperativos técnico-burocráticos preponderantes no atual cenário da referida escola.
Palavras-chave: Coordenação pedagógica; Trabalho coletivo; Mediação; Humanização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença