Legislação ambiental e urbanística no Brasil: o Caso Costão do Santinho Resort em Florianópolis/SC
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724616322015121Resumo
Este trabalho analisa o desenvolvimento dos grandes empreendimentos turísticos em Florianópolis, utilizando o caso Costão do Santinho Resort como objeto de estudo. O estudo aqui proposto requer um referencial teórico e um método que possibilite a compreensão das relações sociais, econômicas e ambientais, responsáveis pelas políticas públicas, que vão determinar, na prática, a garantia ou não da preservação e distribuição equitativa dos recursos naturais para as próximas gerações. A hipótese é que existe uma tendência à efetivação dos interesses dos grandes empreendimentos turísticos em Florianópolis, como é o caso Costão do Santinho Resort, afrontando as legislações ambiental e urbanística, impactando de forma irreversível o meio ambiente, descaracterizando as comunidades tradicionais e acentuando a segregação socioespacial com a legitimação do Poder Público. Logo, é preciso equilibrar preservação ambiental e desenvolvimento econômico.
Downloads
Referências
ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito Ambiental. 11ª ed. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2006.
BASTOS, José Messias. Urbanização, comércio e pequena produção mercantil pesqueira na ilha de santa catarina. In: SANTOS, Maurício Aurélio dos (org.). Ensaios sobre Santa Catarina. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2000.
BRASIL. Ministério Público Federal. Ação Civil Pública nº 96.0007478-0/SC. Brasília: Justiça Federal, 1996.
Estudo de impacto ambiental para implantação do Costão do Santinho Resort. Praia do Santinho - Distrito de Ingleses do Rio Vermelho. Florianópolis, 1995.
MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito ambiental brasileiro. 14ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2006.
MILARÉ, Édis. Direito do ambiente. 3ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral. A particularidade do quadro urbano do litoral catarinense no processo de urbanização do sul do brasil. In: Anais do X Simpósio Nacional de Geografia Urbana, Universidade Federal de Santa Catarina, de 29 de outubro a 02 de novembro de 2007. Florianópolis: UFSC, 2007.
PERES, Lino Fernando Bragança. Oficinas comunitárias de planejamento urbano: uma alternativa ao Plano Diretor – Estudo de caso: Ingleses-Sul, Florianópolis. In: PEREIRA, Elson Manoel (org.). Planejamento urbano no Brasil: Conceitos, Diálogos e Práticas. 1ª ed. Chapecó: Argos, 2008.
ROLNIK, Raquel. O que é cidade. São Paulo: Brasiliense, 1988.
SANTOS, Milton. Sociedade e espaço: a formação social como categoria e como método. São Paulo: Boletim Paulista de Geografia, 1977.
SÉGUIN, Elida. O Direito ambiental: nossa casa planetária. 1ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2000.
VEADO, Ricardo Wagner ad-Vincula. Geossistemas de Santa Catarina. Rio Claro: UNESP, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença