Estudantes adultos e idosos pouco escolarizados e cultura digital: algumas provocações
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724616312015118Resumo
Este artigo enfoca a relação entre estudantes pouco escolarizados e cultura digital. Inicialmente, buscamos enfatizar que o vínculo entre o ser humano e a tecnologia, do ponto de vista do filósofo Álvaro Vieira Pinto, é uma relação ontológica. Entretanto, se a cultura digital vem revolucionar a informação e a comunicação, ampliando as janelas do mundo, é vigente a crença de que adultos e idosos pouco escolarizados estariam à margem do processo. Buscamos problematizar este aspecto, trazendo breve relato de uma experiência tecnológica levada a cabo com estudantes em processo de alfabetização em uma turma da Educação de Jovens e Adultos de Florianópolis. Concluímos que há barreiras à participação dos estudantes mencionados na cultura digital, porém nosso pressuposto é de que, considerando seus saberes da experiência, não é tão simples apenas falar em exclusão ou marginalidade. Para nossas reflexões, recorremos a autores como Manuel Castells, Jorge Larrosa Bondía, Boaventura de Sousa Santos, Paulo Freire e Carmen Cavaco, além de Álvaro Vieira Pinto.
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