Modelagem matemática (MM) na educação de jovens e adultos (EJA): contribuições a partir de um metaestudo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724616312015083Resumo
O número de publicações sobre a Educação Matemática de Jovens e Adultos ainda é tímido no país. Situação análoga pode ser atribuída quando diz respeito a pesquisas que relacionem o ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) às tendências da Educação Matemática, no caso específico, a Modelagem Matemática. Esse cenário favorece iniciativas como a da metapesquisa que ora apresentamos, cuja intenção é responder: O que dizem os artigos publicados na Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, CNMEM, sobre Modelagem Matemática na EJA? Dessa forma, o presente estudo foi estabelecido sob a abordagem qualitativa de pesquisa, segundo uma visão fenomenológico-hermenêutica. O material analisado é decorrente dos anais de cinco conferências. Os resultados revelaram, entre outros aspectos, que a Modelagem Matemática é uma tendência de ensino compatível com as necessidades dos estudantes da EJA e com a flexibilidade curricular dessa modalidade de ensino, além de mostrar a necessidade de maior disseminação de pesquisas com esse foco no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença