Processo de reconhecimento e certificação de saberes escolares de trabalhadores: orientações teórico-metodológicas

Autores

  • Claudia Hickenbick IFSC
  • Elenita Eiete de Lima Ramos IFSC
  • Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas Mattos IFSC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724616312015028

Resumo

Este artigo apresenta o histórico e os resultados do projeto piloto "Reconhecimento e Certificação de Saberes Escolares de Trabalhadores", executado entre abril e julho de 2014. Tal projeto teve como objetivo reconhecer e certificar saberes escolares em nível de Ensino Fundamental, de trabalhadores da área de Turismo, Hospitalidade e Lazer, previamente selecionados, possibilitando o ingresso destes sujeitos no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, especificamente no Curso Técnico em Guia de Turismo PROEJA-CERTIFIC. Este trabalho se caracterizou como pesquisa-ação, orientando-se teórica e metodologicamente pelas concepções freireanas de educação, pelos princípios e diretrizes da Educação Popular, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCNs), pelas diretrizes da Rede Nacional de Reconhecimento de Saberes Profissionais (CERTIFIC) e da Educação de Jovens e Adultos. Foram certificados doze sujeitos participantes do processo, 100% dos inscritos. Neste texto, apresentam-se orientações teórico-metodológicas que podem contribuir e orientar experiências similares de certificação de trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Hickenbick, IFSC

Mestre em Educação. Professora do IFSC.

Elenita Eiete de Lima Ramos, IFSC

Doutora em Educação Científica e Tecnológica, professora do IFSC e coordenadora do PROEJA no IFSC

Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas Mattos, IFSC

Mestre em Ciências da computação. Professora do IFSC

Downloads

Publicado

2015-11-05

Como Citar

HICKENBICK, Claudia; RAMOS, Elenita Eiete de Lima; MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Processo de reconhecimento e certificação de saberes escolares de trabalhadores: orientações teórico-metodológicas. PerCursos, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 28 – 58, 2015. DOI: 10.5965/1984724616312015028. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724616312015028. Acesso em: 19 nov. 2024.