Narrativas sobre gênero e diversidade sexual no ensino e na formação de professoras e professores
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as narrativas de professoras e professores, localizando suas concepções docentes sobre gênero e diversidade sexual através da investigação de aspectos de suas experiências de vida que colaboraram de modo significativo para essas concepções. Interessa-nos também saber sobre as repercussões dessas concepções no contexto escolar, assim como analisar como o currículo contribuiu/contribui para o estudo de gênero e sexualidade no ensino e na formação de professoras e professores. A pesquisa foi realizada com docentes da rede municipal e estadual da cidade do Recife. Para coleta de dados, utilizamos a entrevista narrativa. De acordo com as entrevistas que realizamos, percebemos que devido às violências sofridas e/ou praticadas por algumas (uns) das (os) docentes, suas concepções, hoje, são de que gênero são construções socioculturais e que sexualidade vai muito além de questões biologizantes. Mas cabe salientar aqui que essas novas concepções só foram entendidas por essas/esses docentes pelas violências sofridas/praticadas e pela busca de maiores informações sobre o tema, pelas redes de amigas e amigos LGBT e pela inserção nos movimentos sociais, tanto nos movimentos feministas, como também nos movimentos LGBT. As (os) docentes afirmaram também que o currículo educacional em nada contribuiu para suas formações. Palavras chave: Gênero. Diversidade sexual. Formação docente.Downloads
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Publicado
2014-12-18
Como Citar
BARROS, Suelem Duarte; MENEZES, Jaileila De araújo. Narrativas sobre gênero e diversidade sexual no ensino e na formação de professoras e professores. PerCursos, Florianópolis, v. 15, n. 29, p. 169–201, 2014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724615292014169. Acesso em: 15 nov. 2024.
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