Gênero e embelezamento na educação infantil <em>DOI: 10.5965/1984724614262013125</em>
Resumo
O principal objetivo desse artigo é apresentar como as crianças de uma escola pública se valem de algumas práticas corporais para se tornarem belas, de acordo com os padrões que predominam em seus cotidianos. Meninos e meninas preocupam-se com suas aparências e essas preocupações são influenciadas por discursos e imagens aos quais têm acesso através da mídia. Por meio dessa intensa presença de discursos e imagens, as crianças – especialmente as meninas – são encorajadas a investir na modelação de um corpo considerado ideal. No entanto, apesar de meninos e meninas se preocuparem com a aparência, as meninas almejam ter um corpo perfeito como manequins e modelos e elas investem em práticas para serem ou se parecerem com uma. Para as problematizações aqui realizadas, utilizo como referências os Estudos Culturais e de Gênero, em especial os que se aproximam da perspectiva pós-estruturalista de análise.Downloads
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Publicado
2013-08-02
Como Citar
GUIZZO, Bianca Salazar. Gênero e embelezamento na educação infantil <em>DOI: 10.5965/1984724614262013125</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 14, n. 26, p. 125–143, 2013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724614262013125. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
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Artigos Dossiê
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