Pesquisa ação e possibilidades de interculturalidade crítica e decolonização da prática acadêmica: comunidade Kanhgág (Kaingang) Por Fi Ga /RS/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724622482021284Palavras-chave:
Pesquisa ação, Interculturalidades, Decolonialidade, Kanhgág, KaingangResumo
Este trabalho traz relatos de experiência sobre as possibilidades de decolonialidade acadêmica advindas de pesquisas universitárias, desde que, sob perspectivas interculturais críticas, que questionem as estruturas vigentes. Entende-se a decolonialidade acadêmica como processos em que a Universidade e suas instâncias podem auxiliar e legitimar as ações e formações comunitárias autônomas, divergindo da maneira usual de como são estabelecidas as questões indígenas no interior das Universidades, geralmente sem a participação das comunidades, como objetos de estudo ou participantes esporádicos de eventos não remunerados. A partir do método da Pesquisa Ação, selecionamos uma demanda comunitária a ser resolvida pela pesquisa que resultou em Dissertação de Ciências Sociais. Como resultados desse estudo, coloca-se que é fato que, desde a promulgação de leis que obrigam as instituições a ministrarem em seus cursos temáticas que reflitam as versões indígenas sobre a história do país (Lei 11.645/08), tem havido um crescimento na visibilidade desses agentes e seus temas. Porém, são ações ainda teóricas ou com práticas isoladas, de professores e alunos, sem a participação efetiva da comunidade Por Fi Ga, configurando assim, uma interculturalidade funcional, conveniente ao Estado, que somente “encaixa” os agentes e temas em uma estrutura desigual já vigente. Acredita-se que os potenciais decoloniais da academia, residem na relação de respeito e reciprocidade entre seus funcionários, as pesquisas e a localidade, nesse caso, a comunidade Kanhgág Por Fi Ga. É preciso que a academia abra-se a aprender outras epistemologias, construindo espaços que realmente funcionem a partir da própria comunidade, valorizando o conhecimento a partir dos moradores.
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