Enfrentando distopias contemporâneas: por uma disputa contra-hegemônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724621472020004

Resumo

Tratamos neste artigo sobre as possiblidades de engajamento político-cultural no contexto pandêmico da Covid-19, as reais perspectivas de articulações sociais no âmbito de disputas por políticas que não atendam somente os aspectos da sobrevivência imediata, mas também que visem resoluções no campo democrático que nos levem a uma transformação qualitativa de nossa sociedade. Encontramo-nos diante do sentimento, descrito por Ernst Bloch, de uma “falta de algo” que nos incita a buscar outro modo de vida, os sentidos utópicos que nos levam à efetiva luta. Assim, aqui buscamos elucidar os preceitos das estruturas — tais como os lobbies do setor de tecnologia e seus conglomerados, os avanços antidemocráticos, instrumentalizados pela Lawfare, autoritarismo e anticonstitucionalismo do governo federal brasileiro, os ataques aos trabalhadores da educação e à própria disputa no setor educacional como campo de controle¬ —, que podem nos encaminhar para o rompimento das distopias que cercam o cotidiano da classe trabalhadora, em especial a realidade educacional brasileira e seus desafios e gargalos que se exponenciam com a pandemia da Covid-19.

Palavras-chave: Utopias. Distopias. Neoliberalismo. Educação. Pandemia da Covid-19. Ideologia.

Biografia do Autor

Danielle do Nascimento Rezera, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Professora do Centro Universitário Sumaré e Educadora social.

 

Agenor Bevilacqua Sobrinho

Doutor em Artes Cênicas pelo CAC/ECA-USP. Professor   universitário, dramaturgo, editor e escritor.  Pesquisador   do   Grupo   de   Pesquisa “Estudos histórico-críticos e dialéticos de teatro estadunidense e brasileiro” (CNPq).

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Publicado

2021-01-28

Como Citar

do Nascimento Rezera, D., & Bevilacqua Sobrinho, A. . (2021). Enfrentando distopias contemporâneas: por uma disputa contra-hegemônica. PerCursos, 21(47), 004 - 030. https://doi.org/10.5965/1984724621472020004